Rosanne D’Agostino

    Rosanne D'Agostino é bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP, formação finalizada em 2005. Na mesma instituição de ensino concluiu em 2007 pós-graduação em Comunicação. Conclui em 2016 novo curso superior desta vez em Direito pela      Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU/São Paulo.         

    Começou a trajetória no jornalismo em um estágio na rádio Bandeirantes AM em dezembro de 2003. A partir de agosto de 2004 passou a repórter do Jornal da Tarde, no Grupo Estado. Ficou no jornal por um ano e meio.

    Por três anos trabalhou como repórter especial para o site Última Instância focado em notícias jurídicas, artigos e colunas de direito, legislação e comentários sobre os principais fatos de direito e justiça em debate no país.

    Passou a repórter do portal Universo online, UOL, em mais uma temporada de quase três anos.

    Desde maio de 2011 é repórter do G1, o portal de notícias da Rede Globo. Fez parte da equipe que preparou um infográfico com a lista que reúne informações sobre todos os réus da operação Lava Jato e suas conexões nos processos. O gráfico foi publicado pelo G1 em 8 de março de 2016 e permite o acesso pelo nome do réu a identificação da evolução do caso, empresa a que pertencia, crime na denúncia e defesa jurídica, além das conexões com as outras pessoas denunciadas.

    Da edição o infográfico além de Rosanne participaram os jornalistas Clara Velasco, Larissa Santos, e Thiago Reis (Conteúdo) e Leo Aragão (Infografia). Contou com o design de Karina Almeida e Roberta Jaworski e o desenvolvimento de Rogério Banquieri, Fábio Rosa e Hector Otavio.

    Durante a trajetória Rosanne recebeu prêmios em jornalismo. Foi finalista em outubro de 2006 do 3º Prêmio AMB de Jornalismo concedido pela Associação dos Magistrados Brasileiros, com a reportagem Caso Varig põe à prova Lei de Falências e contribui para o Judiciário.

    Um ano depois a mesma premiação, venceu o 4º Prêmio AMB de Jornalismo/ outubro de 2007, com a matéria Informatização revoluciona Judiciário e também a sociedade.

    Na Rede Globo há três anos Rosane conquistou o 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2014, na categoria Internet: com a reportagem publicada pelo G1 Dias de tolerância, explica que “a barbárie, no Brasil, não tem lugar nem rosto. Atinge quase todos os estados, está nas redes sociais e já vitimou mais de 50 pessoas no 1º semestre de 2014”. A reportagem tem ilustrações de Dalton Soares.

    Em julho de 2015 com a cobertura da morte de Eduardo Campos ganhou o Prêmio Globo de Jornalismo. Na mesma edição do prêmio ganhou também com Blog Eleição em Números.

     

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-premio-vladimir-herzog-em-anuncia-vencedores

    https://br.linkedin.com/in/rosanne-d-agostino-75610735

    http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/22227/caso+varig+poe+a+prova+lei+de+falencias+e+contribui+para+o+judiciario.shtml

    http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/15130/informatizacao+revoluciona+judiciario+e+tambem+a+sociedade.shtml

    http://g1.globo.com/pernambuco/morte-de-eduardo-campos/index.html

    http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/1.html

    http://g1.globo.com/politica/dias-de-intolerancia/platb/