Sérgio Dávila

    Sérgio Davila

    Sérgio Dávila tem mais de 20 anos de experiência em Jornalismo. Foi correspondente em Washington (EUA) do jornal Folha de S.Paulo, onde cobriu a eleição de Barack Obama.Foi o único repórter brasileiro a cobrir a Guerra do Iraque em Bagdá, com o fotógrafo Juca Varella, experiência que rendeu o Prêmio Esso de Reportagem 2003 e o livro Diário de Bagdá – A Guerra do Iraque segundo os bombardeados (DBA, 2003).

    Foi correspondente do jornal Folha de S.Paulo em Nova York de 2000 a 2003, onde cobriu o ataque terrorista de 11 de Setembro (foi o único brasileiro a chegar aos escombros do World Trade Center já naquela manhã) e a eleição disputada entre George W. Bush e a ex-primeira-dama Hillary Clinton.

    Estudou um ano na Universidade Stanford, entre 2004 a 2005, como bolsista da Knight Foundation, período em que também foi correspondente da Folha na Califórnia. Atravessou o país de carro de costa a costa para a cobertura da reeleição de Bush.

    Antes disso, foi editor da Ilustrada, o caderno cultural do jornal, repórter da Revista da Folha e trabalhou nas revistas Veja SP e Playboy.

    Em 2010, foi convidado a voltar ao Brasil para ser editor-executivo da Folha de S.Paulo.

    Publicou, ainda, Nova York – Antes e depois do atentado (Geração Editorial, 2002).

    Assina coluna na Folha de S.Paulo com comentários gerais que migram da área cultural para pontos de vista na política. Publicou em março de 2016 o comentário comparativo e ácido/bem-humorado sobre o ex-presidente Lula. A coluna foi reproduzida pela página Brasil de Longe assinada pelo jornalista José Horta Manzano (Suécia).

    Sérgio Dávila segue em 2016 como editor-executivo da Folha.

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/sergiodavila/2016/03/1751875-lula-o-musical.shtml

    Informações (iniciais) do próprio jornalista