Sergio de Oliveira

    Sérgio Luiz de Oliveira Silva é formado em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), em 1980. Fez cursos de Estética, na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), de Teoria da Literatura e de Sânscrito (dois semestres), na Faculdade de Letras da USP, e de Extensão Cultural sobre Aspectos Filosóficos, Políticos e Econômicos do Desenvolvimento Brasileiro, na Convívio/Sociedade Brasileira de Cultura.
    Começou a carreira profissional na Editora Abril, em 1980, fazendo revisão de textos. No ano seguinte, foi para a redação da revista Veja (SP), onde trabalhou como copidesque e repórter e ficou até 1983.
    Foi para Cuiabá (MT), onde atuou como repórter em vários jornais locais, tornando-se, em 1985, editor-proprietário da revista Cuiabá (MT). De 1986 a 1990, foi repórter e, depois, editor setorial da revista Globo Rural (RJ). Dirigiu o programa Mercado Livre, na TV Pantanal (MT), de Cáceres, em 1992. No ano seguinte, redigiu o material publicitário do Festival Internacional de Pesca de Cáceres ? repetindo o feito em 1994, 1995, 1997, 1998, 2000, 2001 e 2010.
    Foi assessor de comunicação da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Criou a tese sobre comunicação institucional aprovada no 1º Congresso da Unemat, que resultou no projeto e implantação da TV Educativa e do POP da Internet na Universidade de Cáceres (Unic).
    Em 1997, tornou-se proprietário da Multimídia, empresa com que produziu o vídeo-documentário Pantanal ? Uma Visão do Paraíso e diversos trabalhos em publicidade e jornalismo. Foi editor executivo da revista RDM (MT) de junho de 2000 a maio de 2001 e professor de Redação Publicitária, no curso de Comunicação Social da Unic, de julho de 2000 a agosto de 2001.
    Foi editor da revista Produtor Rural de agosto de 2001 a setembro de 2010, produzindo reportagens especiais nos cinco continentes sobre questões agropecuárias e ambientais. Sobre o assunto, participou de mais de uma centena de eventos no Brasil e no exterior e escreveu matérias para diversas publicações, como o Guia Rural (SP), a Caros Amigos (SP), o Mundo Fiat (MG), a Em Campo, a O Sulco (SP), a DBO (SP), a Horizonte Geográfico (SP) e a Evonik Magazine (Alemanha).
    Atualmente, é diretor do portal da revista ProRural, e atua como colaborador das revistas Globo Rural, DBO e Evonik Magazine. Casado, tem três filhos e reside em Cuiabá, mas é sitiante em Cáceres, onde planta Teca (madeira nobre) e admira patos selvagens, capivaras e outros bichos, durante os passeios de caiaque pelo lago.
    Atualizado em outubro de 2011.
    Fonte
    Informações fornecidas pelo jornalista.