Silvana Tavano

    Silvana Tavano nasceu em São Paulo, no dia 19 de outubro de 1957. Formou-se em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 1979. Fez o curso de pós-graduação de Formação de Escritores do Instituto Superior Vera Cruz, de São Paulo (SP).
     
    Trabalha com revistas femininas desde 1979. Foi responsável por artigos e reportagens publicados nas revistas Desfile e Mulher de Hoje e pela produção de matérias para as revistas Manchete, Pais e Filhos e Fatos & Fotos. Colaborou com as revistas Nova, Capricho e Carícia. Escreveu para as revistas Vogue, Homem Vogue, Casa Vogue e Vanity. Editou o suplemento Casa & Companhia da Folha de S.Paulo e prestou serviços para a revista Exame.
     
    Integrou a equipe da editora Globo que lançou a revista Marie Claire no Brasil. Tornou-se editora de Saúde e Trabalho da publicação no ano 2000, permanecendo no cargo até o final de 2009.
     
    Colabora para vários suplementos, revistas e sites voltados ao público infanto-juvenil. É uma das mais importantes autoras de livros do gênero no País. Publicou: Creuza em Crise: Quatro Histórias de Uma Bruxinha Atrapalhada (Companhia das Letrinhas, 2005), com ilustrações de Graça Lima; O Mistério da Gaveta (Saraiva, 2005), com ilustrações de Fabiana Salomão; As Encrencas de Creuza: Quatro e 1/2 Novas Crises de Uma Bruxa em Aputos (Companhia das Letrinhas, 2007), também com ilustrações de Graça Lima; Faz de Conta Que É Verdade (Girafinha, 2008), com ilustrações de Galvão; Como Começa? (Callis, 2008), com ilustrações de Elma; Longe (Globo, 2009), com ilustrações de Mariana Newlands; As Namoradas do Meu Pai (Girafinha, 2009); O Nosso Rito a Gente Inventa: Filosofia, Beijos e Brincos nas histórias de Passagem da Adolescência (Callis, 2010), com ilustrações de Maria Eugenia; Fala, Bicho (Moderna, 2011), com ilustrações de Ana Terra; O Lugar das Coisas (Callis, 2011), com ilustrações de Biry Sarkis; Psssssssssssssiu! (Callis, 2011), com ilustrações de Daniel Kondo – vencedor do Prêmio João-de-Barro de Literatura para Crianças e Jovens e distinguido com o selo White Ravens em 2013 –; O Mistério do Tempo (Callis, 2012), com ilustrações de Cecília Rebora; O Zum-zum-zum das Letras (Moderna, 2012), com ilustrações de Guto Lacaz; Buááá! (Callis, 2013), novamente com ilustrações de Maria Eugenia; O Patinho Culpado (Caramelo, 2013), com ilustrações de Silvana Rando; Longe (Salamandra, 2014), com ilustrações de Maria Wernicke; Reviravento (Galerinha, 2015), com ilustrações de Rosinha; E no Fim… Tudo Recomeça de Outro Jeito (Moderna, 2016), com ilustrações de Nobau e Onde Você Mora? (ÔZé, 2016), com ilustrações de Carla Caruso.
     
    Participou, ainda, com vários autores, dos livros Contos do Quintal: 15 histórias da revista Crescer (Globo, 2007) e Aconteceu na Escola (Globinho, 2015). Alguns de seus títulos foram publicados na Argentina, México, Coreia, Japão, Itália, Alemanha, Suécia e Turquia.
     
    Escreve para o blog Diários da Biblicleta, alocado na plataforma Blogger desde setembro de 2007. É tradutora de italiano.
     
     
    Atualizado em dezembro de 2016
     
    Fontes: