Solange Galante

    Solange Galante de Jesus assina Solange Galante, é bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1993.

    Jornalista especializada exclusivamente em aviação desde 1995, durante sua trajetória na imprensa recebeu o reconhecimento em 18 prêmios nas categorias carga aérea, aviação comercial, aviação em geral, história da aviação, infraestrutura aeroportuária e imprensa setorizada.

    O primeiro prêmio chegou em 1997 com a conquista do Prêmio Santos-Dumont de Jornalismo, edição 1996. Receberia o mesmo prêmio em mais onze edições como vencedora ou em segundo lugar, até 2011. Em 2007 foi Menção Honrosa no Prêmio 3o Prêmio SAE de Jornalismo, na categoria Mídia Impressa e em 2013 venceu o Prêmio ABEAR de Jornalismo, quando fez sua estreia na primeira edição da premiação concedida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Foi ainda finalista em outras duas edições do mesmo prêmio, inclusive em 2018. Em 2016 venceu o prêmio ANAC 10 Anos: Acadêmico e Jornalístico (Categoria Veículos Especializados em Aviaç&at ilde;o).

    Passou por vários veículos de comunicação entre eles, foi redatora e repórter das revistas especializadas Aero Magazine, Aviação em Revista, Voar na Amazônia, Avião Revue e Asas.
    Desde dezembro de 2004 é redatora e repórter da revista Flap Internacional (como freelance).

    Desde 2012 assina o blog Caixa Preta da Solange, revelando novas e antigas histórias de aviação e bastidores da indústria aeronáutica, tema em que tem ‘brevê’ e muitas horas de voo.Suas especialidades são reportagens de campo, investigativas e de profundidade.

    Em 2015 publicou seu primeiro livro: Nas Asas do líder – Biografia oficial do Coronel Braga. Em 2016 publicou seu segundo livro, A Ás (biografia ambientada na aviação e no mundo feminino da aviação). Em 2018 tornou-se microempreendedora individual na área de instrução e editoração voltadas para aviação.

    http://caixapretadasolange.blogspot.com.br

    https://www.linkedin.com/pub/solange-galante-de-jesus/30/3a1/161

    Atualizado em março de 2019