Sônia Bridi

    Sônia Matilde Bride nasceu em Macieira, distrito da cidade catarinense de Caçador, em 13 de novembro de 1963. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em 1990. O seu interesse pela profissão começou ainda na adolescência, quando escrevia uma coluna estudantil para um jornal da sua cidade natal. Atuou nas emissoras de TV Barriga Verde, Cultura e RBS.
     
    Foi correspondente internacional da Rede Globo, empresa em que trabalha desde 1991, em diversos países, entre eles Inglaterra, Estados Unidos, França e China. Junto com o seu marido, o cinegrafista Paulo Zero, foi responsável pela implantação do escritório da Globo Internacional no Oriente. Cobriu diversos temas, desde uma importante entrevista com o ex-presidente Fernando Collor, em Miami, passando por mergulhos com tubarões, Copas do Mundo de Futebol, entretenimento e tráfico de drogas. Apesar da variedade de temas, o que lhe desperta mais interesse está vinculado ao terceiro setor, na realização de trabalhos que sirvam de exemplo para as outras pessoas.
     
    Voltou a residir no Rio de Janeiro, onde espera produzir uma série extensa de pautas. Em 2012, apresentou na Rede Globo no Fantástico o quadro Lotação Esgotada.
     
    Com imagens de Paulo Zero, publicou o livro Laowai – Histórias de uma repórter brasileira na China (Nossa Cultura. 2008), que relata a experiência como correspondente em Pequim, entre os anos de 2005 e 2006. Em 2011, a obra foi lançada no formato de audiolivro, também pela editora Nossa Cultura. O casal lançou, ainda, o livro Diário do Clima – Aventuras e a Ciência por trás da série de televisão 'Terra, que tempo é esse?' (Globo Estilo, 2012), acompanhado por um DVD.
     
    Venceu o Prêmio Comunique-se na categoria Correspondente Brasileiro no Exterior – Mídia Eletrônica, nos anos de 2007 e 2009, e na categoria Repórter – Mídia Eletrônica, em 2012. Em 2008, foi finalista do Prêmio Imprensa, entregue pela Embratel, com a reportagem Oscar Niemeyer – 100 anos, que fez juntamente com Graziela Azevedo, Júlio Mosquéra, Narrimann Sible e Sandra Passarinho.
     
    Em dezembro de 2014 Sônia participou debate sobre futuro da comunicação promovido pelo Grupo RBS em Porto Alegre ao lado dos jornalistas Paulo Lima  e Xico Sá. O evento VOX discutiu a comunicação a partir do compartilhamento de conteúdo e experiências.

    Sônia Bridi segue como repórter especial do Fantástico, da Rede Globo. Entre as coberturas importantes de 2015 está a cobertura da COP/21, em Paris, onde entrevistou Sir David King que afirmou quando era conselheiro científico de Tony Blair (então primeiro-ministro da Inglaterra) que “mudanças climáticas são uma mudança maior do que o terrorismo”. Bridi perguntou se a reunão iria definir um acordo internacional para impedir que o planeta aqueça mais de dois graus até o fim do século. Sir David King, disse “não” e argumentou: “Se a temperatura aumentar em 4°C, os riscos que conseguimos analisar seriam graves e catastróficos para vários países”.

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/12/sonia-bridi-conversa-sobre-cop-21-com-sir-david-king.html

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/grupo-rbs-debate-futuro-da-comunicacao-nesta-3-feira-em-porto-alegre-