Sônia Mineiro

    Sônia Maria Garzon Mineiro Veloso nasceu em Belo Horizonte (MG), em 5 de janeiro de 1972. Filha do jornalista Rodrigo Mineiro, cresceu em contato com a profissão. Seguir a carreira foi uma escolha natural. É formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
    Apaixonada por esportes, buscou direcionar a sua carreira para a área esportiva, acompanhando as rotinas dos clubes brasileiros e se aprofundando na história do setor. Iniciou a carreira profissional como repórter de rede da TV Bandeirantes, em Belo Horizonte. Posteriormente, em 2000, trabalhou durante nove meses na Link Comunicação, agência de comunicação corporativa de Minas Gerais.
    Em 2001, foi contratada na equipe de reportagem esportiva da Rede Globo Minas, onde permaneceu durante sete anos. Na sequência, assumiu a Coordenação de Jornalismo da TV Galo, emissora oficial do Clube Atlético Mineiro. Em fevereiro de 2010, passou a fazer parte da equipe jornalística da TV Alterosa (afiliada do SBT em Belo Horizonte), onde assumiu, desde então, a função de repórter esportiva do Alterosa Esporte, Alterosa no Ataque e Bola na Área, todos programas esportivos da emissora.
    Sônia produz matérias sobre o dia a dia do setor, além de fazer, diariamente, diversas coberturas de eventos esportivos, como campeonatos, competições, treinos, contratações etc.
    Dentre os trabalhos que lhe marcaram a carreira, destaca: a cobertura do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Rio Verde, em Macacos (MG), em 2001, que soterrou cinco funcionários, atingiu cerca de 40 hectares e assoreou 6,4 quilômetros do leito do Córrego Taquaras, no que foi considerado um dos maiores desastres ambientais do Estado; a cobertura de uma das edições da Corrida de Aventura na Serra do Cipó (MG), quando ainda trabalhava na Rede Globo, e a cobertura dos jogos do Cruzeiro Esporte Clube em 2003, quando a equipe conquistou a Tríplice Coroa do Futebol Brasileiro.
    Nas horas vagas, Sônia gosta de montar quebra-cabeças e bordar.
    Atualizado em 2 de agosto de 2012 – Portal dos Jornalistas/ MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista