Walcyr Carrasco

    Walcyr Rodrigues Carrasco nasceu em 1º de dezembro de 1951, em Bernardino de Campos (SP). Formou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP).
     
    Começou a carreira profissional como jornalista. Por muitos anos, trabalhou como jornalista nos principais órgãos de Imprensa do País – nas revistas Veja (SP) e IstoÉ (SP) e nos jornais O Estado de S.Paulo (SP), Folha de S.Paulo (SP) e Diário Popular (SP). Ao mesmo tempo, iniciou a carreira de escritor, com histórias para a revista infantil Recreio (SP), da Editora Abril.
     
    Publicou o primeiro livro aos 28 anos: o infanto-juvenil Quando meu irmãozinho nasceu (Paulinas, 1982). Seguiram-se vários outros, inclusive adaptações de clássicos da Literatura, que lhe valeram diversas menções de Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
     
    Nunca deixou de lado, entretanto, o público adulto. Para ele escreveu, por exemplo: A senhora das velas (Arx, 2003); Pequenos delitos (Best Seller, 2004); Em busca de um sonho (Moderna, 2006) – no qual conta como e porque escolheu a profissão de escritor –, Anjo de quatro patas (Gente, 2008) e Juntos Para Sempre (Arqueiro, 2013).
     
    Para o teatro, escreveu, entre outras, três peças de grande sucesso: O terceiro beijo, Até que o sexo nos separe e Êxtase, pela qual recebeu o Prêmio Shell 2003 de Melhor Autor. Foi na televisão, contudo, que ficou mais conhecido pelo público, graças à autoria de textos para as séries Joana, Retrato de Mulher, Brava Gente e Sítio do Pica-pau Amarelo, bem como as telenovelas Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, A Padroeira, Chocolate com Pimenta, Sete Pecados, Alma Gêmea, Caras & Bocas e Morde & Assopra.
     
    Em 2008, tomou posse da cadeira 14 da Academia Paulista de Letras, na vaga deixada pelo poeta Cyro Pimentel (1926-2008). Entre abril de 1992 e setembro de 2011, foi cronista da Veja São Paulo.
     
    Escreve crônicas para a revista Época (SP), edita um blog no portal Globo.com e adaptou Gabriela, de Jorge Amado (1912-2001), numa produção da TV Globo, apresentada entre junho e outubro de 2012.
     
    Walcyr Carrasco é o autor da telenovela Êta Mundo Bom! produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, desde 18 de janeiro de 2016, chegou em maio/16 ao 100º capítulo com a maior audiência no horário há quatro anos. O drama é inspirado no conto Cândido, ou O Otimismo, publicado em 1759 pelo filósofo iluminista Voltaire. 
     
     
     
     
    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas 
    Fontes:
     

     

    Por muitos anos, trabalhou como jornalista nos principais órgãos de Imprensa do País ? nas revistas Veja (SP) e IstoÉ (SP) e nos jornais O Estado de S.Paulo (SP), Folha de S.Paulo (SP) e Diário Popular (SP).