Walkiria Tognoli

    Walkiria Laila Tognoli, bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela universidade Metodista de São Paulo em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, concluído em 2011. Faz no jornalismo uma carreira de garra que começou ainda no ensino médio, quando fez o curso Redator Técnico. O objetivo na época era o de obter experiência em redação e revisão. De acordo com Walkíria o curso “nunca foi reconhecido, e a minha turma, em 1998, foi a última”.

    Para bancar a faculdade trabalhou no hospital Sírio-Libanês como auxiliar de enfermagem no hospital. Depois de formada continuou no ramo hospitalar. Foi propagandista, e técnicas de Vendas, na RC Consulting Pharma e desde 2012, tem a mesma atribuição no Hospital São Luiz.

    Há nove anos no ramo hospitalar Walkíria encontra-se em transição de carreira. Já desbravou os conhecimentos em anatomia, fisiologia, patologia e farmacologia, mas está de fato atrás de construir sua carreira no jornalismo.

    A batalha pelo sonho de viver nas redações ainda está no seu sonho de realização. Como é mãe de três filhos, não pode abrir mão da segurança do salário fixo de técnica de enfermagem.

    Nessa caminhada passou pelo Diário do Grande ABC contribuindo com o veículo por um período.

    Ainda na faculdade fez parte da equipe classificada em segundo lugar do XXVII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Categoria Acadêmica, de 2010. A distinção é promovida pela OAB/RS, juntamente com o Movimento de Justiça e Direitos Humanos e tem o tema Verdade, Justiça e Transparência. Além de Walkíria fizeram parte da equipe classificada os estudantes Gabriel Rodrigues de Bonis, André Luiz de Sá Costa, João Paulo de Souza Oliveira, Magda Juvenço Andrade, Maryon Machado Lima da Silva, o caso apresentado por ele  Violência contra a mulher pela Universidade Metodista de São Paulo.

    Em agosto 2011 escreveu para o Caco Barcelos da TV Globo pedindo orientação de como se preparar melhor para o jornalismo. Em palavras simples disse ao jornalista: “Te admiro muito e peço se puder dividir seu segredo [de sucesso] comigo, gostaria de saber qual o seu conselho para iniciar no mercado de trabalho hoje, e qual é a melhor pós graduação para quem deseja seguir a TV. Desde já agradeço”. Ainda não recebeu resposta, mas mostrou que está cavando caminhos.

    Criou o Blog que traz o próprio nome e é dirigido ao público Enfermeiro Concurseiro. De acordo com o post inicial “é uma oportunidade de me comunicar com as pessoas que necessitam de uma palavra, um conselho ou buscam conhecimento, sabedoria. As matérias aqui postadas por mim são palavras de homens de Deus sábios e abençoados, que têm sido usados por Deus e abençoados por onde passam”.

    A garra de jornalista, Walkiria Tognoli  já tem: “Sei que ainda vou crescer e aprender muito na área de jornalismo. Se ficar tão boa quanto sou na enfermagem, já me dou por satisfeita.”

    Os próximos passos ela vai cavar.

     

     

     

    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Revista Imprensa – Edição 286

    LinkedIn: br.linkedin.com/pub/walkiria-laila-tognoli/46/b04/435

    http://walkiriatognoli.blogspot.com.br/2010/08/walkiria-tognoli-quem-sou.html

    http://posfacio.wordpress.com/caco-barcelos/