Zínia Baeta

    Zínia Baeta de Medeiros nasceu em Belo Horizonte (MG). Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), em 1996.
     
    Começou a carreira como estagiária na área de Comunicação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Trabalhou depois na Associação Brasileira de Cimento Portland (Abcp), no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) e na Dança da Chuva, agência de Comunicação de São Paulo (SP). Também atuou em produtoras de vídeo.
     
    Desde 1998, desenvolve trabalhos voltados para a área de Economia, com algumas pitadas de Polícia e Política. Assim, passou pelos jornais Diário do Comércio, ainda como trainee, O Tempo (onde esteve por dois períodos) e Estado de Minas, em cobertura de férias.
     
    De 1999 a 2001, atuou na sucursal de Belo Horizonte da Gazeta Mercantil. Cobriu a área de Legislação & Tributos, sempre tendo como foco a Economia, como decisões de repercussão econômica, o Judiciário em si e decisões judiciais que abrissem precedentes para os advogados e consumidores.
     
    Desde abril de 2003, está no Valor Econômico, também na Editoria de Legislação & Tributos, desde agosto de 2009 na função de editora. Com a jornalista Maíra Magro, publicou o Guia Valor Econômico de Arbitragem (Globo, 2004).
     
    Manteve na Internet, de 2010 a 2012, o Blog do Direito, com notas sobre Advocacia, atualidades da Justiça, e análise e bastidores do Judiciário.
     
     
    Atualizado em dezembro de 2012
    Fonte:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)