APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Geórgea Choucair

Geórgea Choucair

Repórter há treze anos do caderno de Economia do Jornal Estado de Minas, possui experiência em rádio, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Foi agraciada com o prêmio CNH de Jornalismo Econômico e, atualmente, também desenvolve pesquisas sobre produção jornalística, inclusão digital e educação para a informação.

Geórgea Fonseca de Choucair Ramos nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/ MG) e fez mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiária da Rádio Transamérica em Belo Horizonte. Lá fazia a redação de textos jornalísticos, promoções e atendimento ao ouvinte.

Em 1996, atuou como estagiária da construtora Andrade Gutierrez, onde era responsável pela redação e edição do jornal da instituição (Agir) e atendimento à imprensa.

Entre 1996 e 1997, foi estagiária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde também era a responsável pela redação do jornal interno, além de realizar o clipping e atendimento à imprensa. Nessa época, também foi repórter da Beechwood de México, atuando com o trabalho de divulgação dos direitos autorais dos cantores, além de promoção das músicas e assessoria de imprensa.

De 1997 até a atualidade é repórter do caderno de Economia do Jornal Estado de Minas. Desde então, trabalhou paralelamente para vários outros setores e  mídias do Grupo Diários Associados.

Foi repórter dos cadernos de Imóveis e Pequenos Negócios e já produziu matérias para a Revista Internet Negócios e Revista Economia. Atuou brevemente como repórter de economia do Portal Uai e, durante cinco anos, foi comentarista de economia para a Rádio Guarani FM.

Em 2004, foi uma das jornalistas agraciadas como o prêmio CNH (Case New Holland) de Jornalismo Econômico.

Dentre as coberturas que marcaram a carreira, destacam-se a desvalorização do real em 2001 que gerou forte pressão inflacionária na economia nacional; e a crise de racionamento de energia. No mesmo período, suas matérias em caráter técnico e informativo e de prestação de serviço à sociedade, contribuiram para incentivar e instruir a população a economizar energia. A postura, também adotada por outras mídias, contribuiu para que o racionamento alcançasse suas metas e o Governo superasse a crise.

Geórgea já participou de diversos congressos e seminários na área da comunicação e foi convidada várias vezes para participar de debates em programas televisivos. Atualmente, também desenvolve pesquisas sobre produção jornalística, inclusão digital e educação para a informação.

 

Atualizado em 08 de fevereiro de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)