APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Gilberto Nascimento

Gilberto Nascimento

Âncora do programa 'Diálogo SP' da TV Câmara SP, teve passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, entre eles Brasil Econômico, Folha de S.Paulo, Estadão, Correio Braziliense, O Globo, Jornal do Brasil, Diário de S.Paulo, IstoÉ, portal Terra, TV Gazeta de São Paulo e TV Record, além da assessoria de comunicação do Unicef.

Gilberto Nascimento é jornalista com especialização em Direitos Humanos pela Universidade Columbia, em Nova York.

Começou a carreira em 1979 no Mogi News, jornal na cidade de Mogi das Cruzes/SP. No ano seguinte ingressou no Diário de Mogi, onde permaneceu até 1984. No mesmo período, atuou ainda na Rádio Metropolitana em Mogi.

Se mudou para São Paulo onde foi contratado pelo jornal O Sâo Paulo. Logo depois foi como repórter em O Estado de S.Paulo onde ficou até 1989. Ainda no mesmo ano passou em O Globo e ingressou na Folha de S.Paulo.

Em 1993, após a saída da Folha, trabalhou na tevê Gazeta e no Jornal do Brasil, antes de iniciar a primeira passagem pela IstoÉ, permanecendo na revista até 2001.

Com mais de 30 anos de profissão, atuou como repórter, repórter especial e editor em vários dos principais veículos de comunicação do País: Portal Terra, Carta Capital, Correio Braziliense e Diário de S.Paulo entre outros.          

Nos últimos anos, atuou principalmente na cobertura de temas ligados à área social, direitos humanos e política. Por causa de grandes reportagens que produziu, como Escravas do sexo, para a revista Istoé, que conta a história de jovens brasileiras escravizadas no Suriname, é um dos personagens de livro sobre jornalismo investigativo publicado pela editora Publisher, ao lado de nomes como Caco Barcelos, Ricardo Kotscho, Bob Fernandes, Antonio Carlos Fon e José Arbex, entre outros.

Outro destaque na carreira, foi a matéria Ensino Reprovado, em 2001, sobre crianças que frequentam a escola mas não sabem ler e escrever. Ainda escreveu Um torturador à solta, matéria que denunciou três delegados de polícia que atuaram no Doi-Codi paulista, o temido departamento de repressão política da ditadura.

Foi oficial de Comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e assessor de Comunicação do programa Fome Zero, do governo federal.

Ganhou 11 prêmios de jornalismo, entre eles o Vladimir Herzog de Direitos Humanos (quatro vezes, como melhor reportagem e menção honrosa), o Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (duas vezes), o Prêmio Simon Bolivar do Parlamento Latino-Americano e o Prêmio Tito Brandsma, da União Católica Internacional de Imprensa.    

É líder-parceiro da Fundação Avina e integrante do conselho de entidades ligadas às áreas de educação e cultura, como a Fundação Semco e Ação Educativa. Foi um dos criadores da ONG Estação da Arte e atuou ainda no Movimento Popular de Arte, na zona leste de São Paulo.

Gilberto foi produtor especial da TV Record em São. Fiicou por dois anos e meio na emissora,  até junho de 2013, quando começou no jornal Brasil Econômico. No jornal assumiu a coluna Mosaico, sobre Política, o que o levou a se dividir, ao longo da semana, entre São Paulo e Brasília.

Em março de 2015 deixou o Brasil Econômico. Desenvolveu então dois projetos específicos de comunicação, e passou a fazer assessoria de comunicação e imprensa por meio de sua própria empresa.

Em setembro de 2015 passou a comandar o programa Diálogo SP, que traz como objetivo discussão da cidade de São Paulo, seus desafios e ações da comunidade e protagonistas que inovam na solução de problemas como trânsito, moradia ou educação. Veiculado pela TV Câmara SP o programa apresenta entrevistas nas diversas vertentes do tema.

Sobre a chegada de Gilberto, Wagner Belmonte, diretor-executivo da emissora, disse ao Jornalistas&Cia que “o programa, naturalmente, soma com o SP-Brasil, apresentado por Paulo Markun, que procura discutir o futuro do Brasil”. O conteúdo da TV Câmara SP está sob coordenação de Antônio Assiz e Eugênio Araújo, na Diretoria de Comunicação Externa (DCE).

 

 

Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/gilberto-nascimento-comeca-no-brasil-economico-br

gilbertonascimento@uol.com.br

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/tv-camara-sp-reforca-programacao-gilberto-nascimento

Informações iniciais fornecidas pelo jornalista

Entrevista concedida ao mogi News em março de 2010.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)