Gilvandro Filho

    Gilvandro Filho é jornalista e compositor e nasceu no Recifeem 1955. Antes de dedicar-se ao jornalismo, iniciou a carreira se envolvendocom música nas décadas de 70 e 80, quando participou de festivais estudantis nacapital pernambucana.

    No jornalismo, passou pelo Jornal do Commércio, doRecife/PE, onde ocupou vários cargos, principalmente na editoria de política, epelas sucursais regionais dos principais veículos de comunicação do País, comoO Globo e Jornal do Brasil, em ambos como repórter, e Veja, como chefe desucursal, além da TV Globo, onde foi comentarista político.

    Pelo JC, ganhou 3 prêmios Esso de Jornalismo e atuou nacriação do maior portal de Internet do Nordeste, o JC OnLine. Também trabalhoucomo assessor e coordenador de comunicação de campanhas políticas.

    Em 1992, venceu o primeiro prêmio Esso de Jornalismo, pelasérie de reportagens SOS Pernambuco.

    O segundo Esso de Jornalismo ocorreu em 1994, junto comFernando Menezes, Samarone Lima, Nádia Ferreira, Vladimir Calheiros e DudaGuenes, pela matéria A Bomba dos Guararapes. No ano seguinte, 2005, junto comPaulo Sérgio Scarpa, Ronildo Maia Leite, Rosália Lima e Vladimir Calheiros,ganhou o terceiro Esso, pela matéria Pernambuco no Centro do Golpe.

    Em 2005, criou a Verve Comunicação, no Recife, uma empresavoltada para consultoria em jornalismo, internet e produção cultural. Com aVerve, produziu o show que marcou a volta de Tavito e Zé Rodrix, juntos nomesmo palco, em dezembro de 2005, no Cuba do Capibaribe, na capital pernambucana.

    Tem dois livros publicados: Onde Está Meu Filho?, sobre ahistória do desaparecido político pernambucano Fernando Santa Cruz, e Bodas deFrevo, sobre a trajetória artística do Quinteto Violado. Duas obras para asquais já existem projetos de reedição revista e ampliada.

    Voltou a compor por acaso, em 2004, quando tornou-separceiro de artistas como Alexandre Lemos, Sonekka, Apá Silvino, Tavito, Luhli,Felipe Cerquize, Iso Fischer, Adalberto Carvalho, Adriana Barreiros, TatoFischer, Eduardo Franco, Mozar, Adryana BB, Tatiana Rocha, Ugo Castro Alves,entre outros.

    Em 2012, assumiu interinamente a coluna política Pinga Fogo,substituindo Ana Lúcia Andrade.

     

    Atualizado em setembro/2012 – Portal dos Jornalistas.

    http://www.mpbnet.com.br/musicos/gilvandro.filho/index.html

    http://clubecaiubi.ning.com

    http://clubecaiubi.ning.com/profile/gilvandrofilho#ixzz26wPojqmx