APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Giuliana Napolitano

Giuliana Napolitano

É editora da revista Exame da Abril, em São Paulo, e integra o time do Blog do site Exame. Teve passagem pelo Diário do Comércio de S.Paulo e revista Meu Dinheiro. Pela Exame foi vencedora das edições 2007 e 2011 do Prêmio BM&F/Bovespa de Jornalismo, do Citi Journalistic Award 2007 e do Prêmio Abecip 2010.

Giuliana Napolitano é de São Paulo (SP). Formou-se no ano 2000 em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na capital paulista. Possui MBA em Derivativos Financeiros pelo Instituto Educacional BM&FBovespa de São Paulo, com diploma de 2006.
 
Os primeiros passos na área foram em 1999, como repórter do site paulistano InvestNews, dedicado a informações relacionadas ao mercado financeiro, onde trabalhou até agosto de 2000.
 
Entre setembro de 2000 e final de 2001 passou pelo reportariado do site Valor Econômico e da revista Meu Dinheiro, na Editora Abril (SP).
 
Três meses depois foi para o Diário do Comércio de São Paulo, veículo da Associação Comercial de São Paulo (Acsp), onde ocupou o cargo de editora das áreas de Economia, Varejo e Finanças, e ali ficou até agosto de 2003.
 
Em seguida, teve uma passagem no posto de editora sênior na Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba), na capital paulista; onde esteve por nove meses à frente das atividades de edição para os segmentos de Comércio Exterior, Macroeconomia, Infraestrutura e Finanças, entre outros assuntos de interesse do mundo árabe.
 
Em abril de 2004 deixou a Anba e ingressou na redação da Abril no cargo de editora de Finanças. Posteriormente passou a editora da revista Exame, onde permanece.
 
Na Abril também integra, desde julho de 201, o time de especialistas do Blog do Site EXAMEonde trata sobre Finanças em geral. São alguns de seus posts: Vivemos uma bolha imobiliária no Brasil?O Barclays vem, o Royal Bank of Canada vai e Por que os preços das commodities podem cair ainda mais.
 
Foi vencedora, pela revista Exame, das edições 2007 e 2011 do Prêmio BM&FBOVESPA de Jornalismo, ambas na categoria Mídia Impressa, com as respectivas matérias: A Bolsa em 50 mil pontos, edição de 5 de junho de 2007, e O que há de errado com a Bolsa?, publicada em 1º de junho de 2011. Conquistou, também, os prêmios Citi Journalistic Award 2007Abecip 2010, com a reportagem em equipe A hora é de comprar ou vender?, em Mídia Impressa.
 
 
Atualizado em novembro/2013 - Portal dos Jornalistas.
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)