Gloria Kalil

    Gloria Kalil Rodrigues Meyer nasceu em Guaratinguetá (SP). Pertencente a uma tradicional família paulista, frequentou o Colégio Des Oiseaux, de cônegas de Santo Agostinho, convivendo com a elite paulistana. Formou-se em Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp/SP), mas acabou dedicando-se ao Jornalismo, sempre focada em Moda.
    Atuou como produtora, redatora de textos e em Marketing. Na década de 1970, casada com o industrial Roberto Kalil, trabalhou na Scala d´Oro, que, na época, era uma das mais renomadas tecelagens brasileiras.
    Não demorou muito para que se tornasse um nome de destaque na área. Inovadora, trouxe para o Brasil a grife italiana Fiorucci, uma das primeiras linhas de jeans e moda jovem no país. Em 1993, a marca encerrou suas atividades. A partir de então, Gloria passou a trabalhar integralmente com consultoria de Estilo e negócios de Moda. Faz palestras e projetos especiais, como vídeos, planos de marketing para lojas de varejo e assessorias para indústrias e organizações institucionais. Colabora, ainda, com matérias de moda para a mídia.
    Um projeto criado para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) deu origem ao seu primeiro livro, Chic: Um Guia Básico de Moda e Estilo (Senac São Paulo, 1996), com o qual inaugurou um nicho no mercado editorial. Pouco mais de um ano depois, lançou Chic Homem: Manual de Moda e Estilo (Senac São Paulo, 1998), consolidando essa tendência. Foram dois sucessos de vendas, alcançando marca superior a 200 mil exemplares. O êxito é atribuído não somente ao pioneirismo no tratamento das questões relacionadas à moda, mas também porque isso é feito de modo simples, oferecendo sugestões a dúvidas cotidianas.
    Os outros lançamentos de Gloria foram Chic[Érrimo]: Moda e Etiqueta em Novo Regime (Conex, 2004), Alô, Chics! Etiqueta Contemporânea (Ediouro, 2007 ? com edição em audiolivro em 2008 pela PlugMe e edição de bolso em 2010 pela Pocket Ouro) e Fashion Marketing ? Relação da Moda com o Mercado (Senac São Paulo, 2011). Aproveitou a oportunidade de seu site completar dez anos e lançou uma versão atualizada do seu primeiro livro, agora com o título Chic: Um Guia de Moda e Estilo para o Século XXI (Senac, 2011). Finalmente, publicou Viajante Chic! (Agir, 2012), em livro e moleskini.
    Teve um programa na rádio Eldorado AM e FM, de 2004 a meados de 2007, chamado Chic! no Rádio e apresentado três vezes por semana, com três reprises diárias, contando com a participação de Cristiane Arcangeli e Chris Mello. Mantém o Chic, considerado o primeiro site de moda do País, alocado no portal iG desde o ano 2000. O site foi pioneiro na transmissão pela web do São Paulo Fashion Week, mais importante evento de moda da América Latina.
    Recebeu do jornal O Globo o Prêmio Faz Diferença 2007, na categoria Ela, pelo sucesso do quadro Etiqueta Urbana no programa Fantástico, da Rede Globo, que popularizou condutas de estilo e etiqueta. Em 2005, havia recebido o Prêmio Apca, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, na categoria Revelação do Rádio.
    Atualizado em outubro de 2012
    Fontes:

    http://www2.uol.com.br/modabrasil/biblioteca/arquivo/arqper/gloria/index.htm