Graça Araújo

    A jornalista Graça Araújo nasceu em Itambé, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Aos três anos de idade foi morar com a família em São Paulo onde estudou em escolas públicas. Teve toda sua formação escolar e acadêmica em São Paulo, numa época em que muitos nordestinos migravam para a região sul e sudeste. Formou-se em Jornalismo, em 1987, fez planos de voltar a Pernambuco em busca de experiência profissional.

    A jornada profissional começou cedo. Tinha que ajudar a família. “Trabalhei como embaladora de enxoval de bebê, em uma fábrica de brinquedos e até em banco”, disse em seu blogue.

    O interesse pela área da comunicação surgiu na época em que trabalhava como secretária de uma revista. “Antes eu queria ser médica, como todo filho de família pobre que quer ajudar as pessoas. Mas achei no jornalismo a oportunidade de trabalhar o compromisso social”, revelou Graça.

    Após a formatura foi para o Recife fazer um estágio e depois voltar pra São Paulo. Acabou ficando. O início da carreira se deu no radiojornalismo na Rádio Clube como repórter.

    Passou um período se dedicando apenas à televisão. Cobriu as férias da apresentadora do programa TV Mulher, da Rede Globo, por um mês. A partir de então passou pela TV Manchete, TV Pernambuco e TV Jornal, onde é atualmente âncora do TV Jornal Meio Dia. Na afiliada do SBT na capital pernambucana começou como chefe de reportagem.

    Há 20 anos, Graça Araújo trabalha na afiliada do SBT na capital pernambucana. Começou como chefe de reportagem depois passou a apresentar o Jornal do Meio-dia de segunda a sexta, às 11h40. Na hora do almoço, o telespectador fica sabendo das principais notícias de Pernambuco: os fatos do dia, além das denúncias de problemas e a cobrança de soluções, em quadros como o Boca no Trombone e o Proteste Meio-Dia o telespectador tem voz.

    Em 2008 o rádio voltou a fazer parte da sua atividade profissional. Surgiu o convite para integrar a Rádio Jornal – pertencente ao Sistema JC de Comunicação – e apresentar o programa Rádio Livre e o Consultório de Graça. Quando a Rádio Jornal mudou para a frequência modulada, o alcance do programa cresceu ainda mais. Na emissora também participa do quadro Passando a Limpo, onde ela juntamente com Geraldo Freire, Wagner Gomes e Rafael Souza, comenta e dá sua opinião sobre os assuntos mais relevantes do dia.

    Em fevereiro de 2010 recebeu o título de Cidadã do Recife da Câmara Municipal. O projeto de lei foi uma iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP). Antes já havia sido homenageada com a Medalha José Mariano.

    Eleita em 2015 entre os ‘+Admirados Jornalistas Brasileiros’ está no destaque dos 10 mais admirados da Regional Nordeste. A votação é uma realização do Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://ireport.cnn.com/docs/DOC-816533

    http://www.recife.pe.leg.br/noticias/jornalista-graca-araujo-e-cidada-do-recife

    http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2015/03/08/graca-araujo-ha-14-anos-nas-ondas-da-radio-jornal/

    http://tvjornal.ne10.uol.com.br/programa/tv-jornal-meio-dia/

    https://www.facebook.com/paginadagraca/

    http://gracaaraujotv.blogspot.com.br/