APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Graciliano Rocha

Graciliano Rocha

Editor da BuzzFeed News Brasil, trabalhou durante oito anos na Folha de S.Paulo, onde foi correspondente em Porto Alegre, Salvador e Paris.

Graciliano Rocha da Silveira formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ufms), de Campo Grande (MS), em 2008. Cursou inglês na British Council Paris, em Paris (França).
 
Teve passagem pela Agência de Comunicação da Prefeitura de Dourados (MS) e pela assessoria de Comunicação do Governo do Estado. Esteve em três ocasiões no Campo Grande News (MS): foi correspondente em Dourados na primeira passagem, depois foi chefe de redação em Campo Grande, na segunda, e, por fim, atuou como repórter de Política. Trabalhou também no Jornal do Estado MS e, de julho de 2006 a fevereiro de 2008, como correspondente no Terra Networks (SP).
 
Entrou para o Grupo Folha em 2008, como correspondente em Porto Alegre (RS). Foi covardemente agredido durante a cobertura das apurações de votos nas eleições municipais daquele ano por militantes do candidato reeleito José Fogaça (PMDB),. Em 2011, foi transferido para Salvador (BA), ainda como correspondente, 
 
Deixou o Brasil em agosto de 2013 com destino à Paris para um período de estudos. Manteve-se, no entanto, como stringer da Folha de S.Paulo (SP). Da capital francesa cobriu a internacionalização da Guerra no Mali, a renúncia do papa Bento 16, em 2013, e o Massacre do Charlie Hebdo, em 2015.
 
Paralelamente, pilotou o blog postado no canal da Folha de S.Paulo no portal Uol, com o sugestivo nome de Operação França – uma homenagem ao clássico filme policial homônimo (French Connection, no original), dirigido por William Friedkin em 1971 –, que durou de janeiro a agosto de 2013.
 
Em abril de 2015 estava de volta a São Paulo (SP), trabalhando como repórter nas editorias de Poder e Tecnologia da Folha. Participou da cobertura do caso Lava Jato e do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
 
Deixou o jornal em abril de 2016, para atuar como editor da BuzzFeed News Brasil, representante no País de uma das primeiras organizações de notícias sociais do mundo, fundada em Nova York em 2006, que busca reunir entretenimento com informação.
 
 
Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)