APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Guilherme Azevedo

Guilherme Azevedo

Mestre em Comunicação, autor de três livros, edita o Portal Jornalirismo.

 

Guilherme Azevedo nasceu em São Paulo em 01/02/1971. Graduou-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (Fecasper), em São Paulo, em 1995 e em Letras (Português) na Universidade de São Paulo (USP) em 2003. Em 2012, passou a cursar Mestrado em Comunicação na Cásper Líbero.

Começou na profissão como estagiário da Folha de S. Paulo, em março de 1996. O primeiro emprego no Grupo Folha foi na Agência Folha, como redator, sendo sucessivamente editor e coordenando equipe até o fim de 2001.

 

Mesmo trabalhando na Folha, a partir de 2000 começou a escrever reportagens e contos-reportagem na revista Caros Amigos, liderada Sérgio de Souza. Na mesma revista tornou-se colunista e publicou algumas das que ele considera suas melhores reportagens, sobre assuntos do dia a dia da população de periferia. Uma delas, Saudemos estes homens famosos, foi finalista do Prêmio Imprensa/Embratel de 2001, Regional Sudeste.

 

 

Ainda para Caros Amigos escreveu as histórias do repórter Alencar Almeida, personagem que representava muito do que ele e amigos viviam num grande jornal, com uma boa dose de ironia e poesia.

 

A coluna mensal da Caros se transformou em dois folhetos de cordel, publicados em Fortaleza pela Editora Tupynanquim, ao melhor estilo repórter do sertão: Entrevista com o Diabo, com lançamento em São Paulo e tradução para o inglês sob o título “Interview with the Devil”.  Folhetos enviados a jornalistas norte-americanos e amigos do Brasil. O livro As aventuras de Alencar Almeida (o repórter) foi publicado em 2005, pela Editora Casa Amarela.

 

 

A paixão pela propaganda – pois Guilherme Azevedo é filho de publicitários e cresceu dentro de agência – se transformou numa série de entrevistas com grandes publicitários brasileiros, reunidas no livro Propaganda Popular Brasileira, lançado em 2010 pela Editora Senac São Paulo.


Em junho de 2012, começou na revista O Empreiteiro na equipe responsável por produzir uma edição especial - Os 500 Maiores da Construção - que traz um ranking das maiores empresas de engenharia, construtoras e as principais obras de infraestrutura do País.

 

 

Atualmente é editor do portal de comunicação Jornalirismo, iniciativa de jornalismo independente, que busca sempre aprofundar a combinação de jornalismo e literatura para o bom retrato do mundo. Assina reportagens especiais para publicações como o jornal Meio & Mensagem.

 

 

 

Dados fornecidos por Guilherme Azevedo em julho/2012.

Compartilhe |

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)