APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Gustavo Patu

Gustavo Patu

Coordenador de economia da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília, assina o blog ‘Dinheiro Público & Cia’ no qual escreve sobre receita e despesa, economia e política. É autor dos títulos 'A Especulação Financeira' e 'A Escalada da Carga Tributária'.

Gustavo Patu é jornalista de economia da Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo desde 1992. Participou da cobertura do Plano Real em 1994.

Especializado em economia e finanças públicas Patu é autor de A Especulação Financeira (série Folha Explica). Livro que expõe os temas sem a preocupação de escolher um lado do debate nem de permanecer sempre equidistante do otimismo e do pessimismo. Isso tudo com a experiência de quem cobre há anos o cenário econômico do Brasil.

O outro título dele é A Escalada da Carga Tributária, lançado pela Publifolha em 1ª edição em 2008, que explica como os impostos subiram tanto no Brasil nas últimas décadas, por que os pobres pagam mais que os ricos e não há reforma. O livro traça o panorama da história recente dos tributos, abordando os planos econômicos, os tipos de impostos e os momentos decisivos para a compreensão desse fenômeno. Em 1900, a carga tributária era de 10,6% e evoluiu para uma das mais altas do mundo e passou dos 34%, na análise do jornalista por ocasião de lançamento do livro.

Gustavo Patu, além de coordenador de economia da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília, assina o blog Dinheiro Público & Cia no qual escreve sobre receita e despesa, economia e política, com infográficos e ilustrações de Mario Kanno. O blog procura explicar como os governos tributam os cidadãos e utilizam o dinheiro público, com análises sobre a escolha de prioridades, os embates políticos e as repercussões na economia.

O Prêmio Folha de Jornalismo, 1995, foi concedido ao caderno Eleição S/A  produzido e coordenado por Gustavo Patu, com os jornalistas Olímpio Cruz Neto, Marta Salomon, Lúcio Vaz, Gabriela Wolthers e Vivaldo de Souza. As oito páginas do caderno especial, publicado em 8 de outubro de 1995, foram inspiradas no fato de as eleições de 94 terem sido as primeiras em que o financiamento de campanha estava autorizado. Assim que o TSE recebeu os relatórios de financiamentos de candidatos com bônus eleitorais de 13 Estados, o repórter Olimpio conseguiu os disquetes, o que permitiu aos repórteres chegarem aos grandes financiadores.

O caderno foi escolhido a integrar o projeto 90 reportagens que fizeram história publicado pela Folha de S.Paulo durante as comemorações dos 90 anos do jornal, em 2011.

Em 2010, Patu voltou a ganhar o Prêmio Folha de Jornalismo como responsável da série Pega no 'mentirômetro', publicada pela editoria Poder/Folha de S.Paulo. A série, publicada de maio a outubro de 2010, flagrou as imprecisões dos discursos políticos e analisou as promessas dos candidatos para auxiliar a escolha dos eleitores.

 

 

Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.folha.uol.com.br/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1344266-dinheiro-publico--cia-em-expansao-gigantes-estatais-bb-e-caixa-empregam-40-dos-bancarios-do-pais.shtml

gustavo.patu@grupofolha.com.br

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)