Helena Barone

    Helena Barone nasceuem Juiz de Fora,  Minas Gerais,  em 25 de maio de1972. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo naUniversidade Federal de Juiz de Fora e especializou-se em Formação Política e Econômica da Sociedade Brasileira no Centro Universitário NewtonPaiva, em Belo Horizonte.

    O primeiro contato com a profissão foi comoestagiária na Assessoria de Comunicação da Siderúrgica Mendes Jr, em Juiz deFora, onde também teve os primeiros contratos como jornalistaprofissional. Após a graduação, no fim de 1995, atuou comorepórter na Rádio Solar e como assessora de imprensa na Associação de ApoioComunitário (Amac), vinculada à prefeitura da cidade. Em 1996,também trabalhou como produtora, repórter e apresentadora, em um dasequipes envolvidas nas eleições de sucessão municipal.

    Helena morou  em Juiz de Fora até janeiro de1997, quando iniciou contatos e testes para ser repórter da TV Alterosa, emDivinópolis. Aprovada, foi contratada em fevereiro e, no mesmo ano,passou a atuar como repórter da rede em Belo Horizonte.  Já,no ano seguinte, assumiu, pela primeira vez, a apresentação do telejornalda emissora, função que exerceu entre 1999 e 2001.

    Nesse ano, passou a ser editora-responsável, alémde apresentadora do Jornal da Alterosa 2ª edição. Um ano depois, tornou-seâncora e editora-assistente do Jornal da Alterosa 1ª Edição, então líder deaudiência na Grande BH.

    Em 2004, assumiu o cargo de editora-responsável doJornal da Alterosa 1ª Edição. Permaneceu na função e no programa até 2008,quando solicitou a sua transferência para o programa Vrum, produzido pela Alterosae exibido em rede nacional pelo SBT. Foi repórter, produtora e redadora do Vrumaté o começo do 2009, quando foi aprovada em concurso público como jornalistada Assembleia Legislativa de Minas Gerais e deixou a TV Alterosa.

    Atualmente, na TV Assembléia, atua comoeditora e/ou apresentadora de programas como Repórter Assembléia, AssembléiaDebate, Minas é Muitas, Sala de Imprensa e Segunda Musical.

    Atualizado em Janeiro/2012 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.