Heloisa Fischer

    Heloísa Fischer de Medeiros Pires, é mais conhecida por Heloísa Fischer nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 22 de fevereiro de 1967. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ, em 1988.

    Começou carreira profissional trabalhando em rádio. Foi redatora da Cidade FM e Jornal do Brasil AM, ambas no Rio de Janeiro. Ocupou diversos cargos no Sistema Globo de Rádio até assumir a coordenação da Opus 90 FM, primeira e única experiência de emissora clássica comercial do Brasil.

    Fundou VivaMúsica! em 1994 e, desde então, está à frente da editora especializada em conteúdo jornalístico de música clássica.

    Fez parte do grupo que desenvolveu o Projeto Democlássicos, em novembro de 2010, que levou a música clássica a casas noturnas de vários estados do país e foi ganhador do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010.

    Participou ainda do time de artista que comandaram o Bloco de carnaval Feitiço do Villa, que só tocava música clássica, formado por integrantes de orquestras do Rio de Janeiro e que participou do carnaval de rua em 2011 no Rio de Janeiro.

    Na série Classicamente, música clássica de um jeito diferente também foi team members, como ela mesmo se coloca. Feito em doze episódios a série foi originalmente produzida para a Associação de Rádios Públicas Brasileiras (Arpub), com o objetivo de apresentar os clássicos para o público jovem sob o viés comportamental. Cada programa de meia hora é temático, abordando episódios da vida dos grandes compositores com foco na vida e no dia a dia dos jovens.

    É editora do Anuário VivaMúsica!, do website VivaMúsica! e da revista mensal Agenda VivaMúsica! Rio de Janeiro. Atua como comentarista de música clássica da rádio CBN desde fevereiro 2006.

    Produziu e apresentou o canal de clássicos a bordo de todos os aviões TAM entre 2007 e 2013.

    A principal característica profissional de Heloísa tem sido buscar novos lugares para a música clássica ocupar na rotina cultural dos brasileiros. Seu podcast pessoal 1/4 de hora traz seleções musicais de aproximadamente 15 minutos de duração, com peso nos clássicos e alguma presença de música popular. O objetivo é apresentar o repertório de concerto para os iniciantes em música clássica. Os podcasts também ficam disponíveis no iTunes.

    Por iniciativa de VivaMúsica!, foi criado o Dia da Música Clássica, celebrado no dia cinco de março, em homenagem ao nascimento de Heitor Villa-Lobos. A data foi oficializada pela prefeitura do Rio em 2006, pelo governo do estado do Rio de Janeiro em 2007 e pelo governo federal em 2009.

    Pela atuação na música clássica recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga entregue pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, em março de 2014.

    Heloisa Fischer segue em 2014 no programa VivaMúsica da CBN todas as terças e quintas, às 16h10. Adalberto Piotto foi um dos incentivadores da inclusão na programação de música clássica na rádio CBN quando apresentava o CBN Total.

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/vivamusica/VIVAMUSICA.htm#ixzz331tQdocI

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Helo%C3%ADsa_Fischer

    http://br.linkedin.com/pub/heloisa-fischer/7/74a/49