APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Henrique Beirangê

Henrique Beirangê

Repórter de Política da revista CartaCapital é especializado na cobertura de administração pública, poder judiciário e política. Jornalista formado, tem pós-graduação em ‘Estado e Sociedade Brasileira’ pela UFJF e especialização em Jornalismo Econômico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Durante a trajetória trabalhou no Correio Popular de Campinas (SP), Folha de São Paulo, grupo Bandeirantes de Comunicação e rede de televisão SBT.

Henrique Beirangê é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), concluiu pós-graduação em Ciências Sociais - Brasil, Estado e Sociedade também pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Completou extensão em Jornalismo Econômico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

No início da trajetória profissional no jornalismo como repórter, no Correio Popular de Campinas (SP). Ficou lá por três anos na cobertura de Política e Cidades.

Em setembro de 2012 passou a repórter freelancer de Política trabalhando na Folha de São Paulo a partir de Campinas e região (SP). Migrou no mesmo mês como repórter de Política e Cidades para o Grupo Bandeirantes de Comunicação.

De lá passou a atuar como produtor do núcleo de investigação da rede de televisão SBT, a partir de março de 2014, em São Paulo (capital).

Em julho de 2015 foi para a revista CartaCapital como repórter de Política, atividade que mantém. No site da revista assina o blog Direto de São Paulo.

Uma das reportagens de Henrique gerou desdobramento na operação Lava Jato. Foi a matéria Os segredos de Meire Poza, publicada pela CartaCapital em abril de 2016. Com base nas denúncias apontadas pelo jornalista, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, encaminhou à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal a solicitação para que seja apurado o conteúdo da matéria que revelou os bastidores da operação Lava Jato. A revista obteve com exclusividade quase 200 páginas de transcrições de conversas e duas dezenas de e-mails que envolvem a contadora ex-braço direito do doleiro Alberto Youssef.

Outra reportagem de Beirangê no mesmo mês causou reação dos identificados na apuração. A matéria tratou do escândalo das merendas escolares. De acordo com a CartaCapital Henrique recebeu ameaças do advogado Rogério Auad Palermo, cunhado do deputado e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Fernando Capez, citado na reportagem sobre a abertura de mais de 20 empresas em nome dos familiares do parlamentar, muitas delas em endereços residenciais.  

Segundo a revista, as intimidações teriam começado após a publicação da reportagem. Foram inicialmente feiras por e-mail com ameaça física na qual o advogado falava de suas habilidades no karatê. No final de abril/2016 o repórter recebeu uma mensagem por celular destacando conhecer onde jornalista mora.

Como resposta às ameaças a revista publicou em seu site que não se intimidaria com tais práticas, enquanto Henrique afirmou: “Não deixaremos de divulgar informações de interesse da população em hipótese alguma. Tais ameaças apenas reforçam a certeza de que esse é o caminho que devemos seguir”. Segundo a publicação, um boletim de ocorrência foi registrado.

Além da experiência no jornalismo investigativo Henrique Beirangê conta com mais três idiomas, fora o português - inglês, espanhol e  francês - como ferramenta de trabalho.

 

 

Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/cartacapital-denuncia-ameacas-henrique-beirange

http://www.cartacapital.com.br/revista/898/os-segredos-de-meire

https://br.linkedin.com/in/henrique-beirang%C3%AA-8910b234

https://www.facebook.com/henrique.beirange

https://twitter.com/beirange

http://www.cartacapital.com.br/autores/henrique-beirange

http://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-de-sao-paulo/ministro-da-justica-pede-apuracao-sobre-reportagem-de-cartacapital

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)