APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Henrique Kugler

Henrique Kugler

Repórter e editor do Instituto Ciência Hoje, é especialista em ciência, sustentabilidade e meio ambiente. Muitas vezes premiado desde o início da carreira, somente em 2013 recebeu dois prêmios: Imprensa Embratel e J&Cia/HSBC de jornalismo.

Henrique Kugler nasceu em Curitiba/Paraná, traz uma série de cursos na bagagem da formação acadêmica. Entre 2005 e 2006 frequentou o Cornerstone Academic College International course, a Escola Superior de Línguas, em Toronto/Canadá. Em 2008 fez no Exército Brasileiro, Escola de Comando e Estado-maior do Exército, o curso de treinamento para cobertura da imprensa em situações de guerra. Na Inglaterra, University of Cambridge, fez o curso de verão, Ciência e Religião em 2009.  

Concluiu, em 2011 o curso de inverno em Astronomia&Astrofísica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, em São José dos Campos/SP. No mesmo ano graduou-se em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná. Concluiu em 2012 a pós-graduação na Universidade Federal do Paraná, em Geografia Ambiental e Programa de Análise ambiental. Estudou fotografia com o renomado fotógrafo tailandês, Ganid Thepsrimuang, na Tailândia em 2010.

Henrique é ainda certificado pela PADI, Associação Profissional de Instrutores de Mergulho desde outubro de 2010, que tem a matriz coorporativa mundial na Califórnia, Estados Unidos.

Começou na carreira fazendo estágio no Instituto Ciência Hoje, em dezembro de 2007 onde permaneceu até janeiro 2011, cobrindo as áreas de Jornalismo Científico e Ambiental. No mesmo período também foi trainee no Ministério Público do Trabalho do Paraná, entre março de 2010 e julho 2010, no departamento de Comunicação Social e Jornalismo.

Na Editora Trilhos & Montanhas foi editor do Guia O Viajante – Brasil, Guia O Viajante - América do Sul - 6 ª Edição e Guia O Viajante - América do Sul - 7 ª Edição. Frilou para a editora de dezembro de 2010 a julho 2011, durante a preparação dos guias.

Atuou em pesquisa de dados na STV Produção da Suécia durante seis meses de fevereiro a julho 2011.  Foi repórter freelance da rede SciDev.Net – Inglaterra. Por mais de um ano (2010/11) colaborou em temas científicos e ambientais.

Desde janeiro de 2012 voltou a trabalhar no Instituto Ciência Hoje como redator e editor de ciência e desenvolvimento industrial.

Entre os prêmios que já fazem parte da coleção de Henrique Kugler estão: 1 º Lugar em Pesquisa Acadêmica, do 18 º Evinci, Encontro de Iniciação Científica da UFPR, Universidade Federal do Paraná ainda em 2010; Terceiro Lugar do Prêmio de Jornalismo Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas do Paraná na categoria impressa com a matéria Maturana: a biologia do amar em dupla com Luan Galani. Também em 2010 quando estava no segundo ano do curso de jornalismo da UFPR. Foi Primeiro lugar no mesmo prêmio em 2011.

Foi finalista do Prêmio J&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade com a cobertura da Rio +20, em 2012 e Prêmio Imprensa Embratel 2013, na categoria Socioambiental com Henrique Kugler, fiz parte da conquista a equipe formada por Jean Remy Guimarães, Alicia Ivanissevich, Sheila Kaplan e Ricardo Menandro, da revista Ciência Hoje, pela matéria Paraíso dos agrotóxicos. http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-brasil-a-maior-lixeira-t%C3%B3xica-do-planeta

Com a série Em nome do ouro: rastros do mercúrio veiculada no Ciência Hoje Online/PR recebeu o Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, 2013, na categoria Regional Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O trabalho foi composto por seis reportagens sobre a exploração do ouro, mostrando a história, o passado do garimpo brasileiro, as consequências ambientais, sociais e econômicas da exploração do ouro. Texto e imagens completaram-se e deram um amplo panorama sobre o tema.

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.linkedin.com/pub/henrique-kugler/1b/211/269   

Jornalistas&Cia, Edição 921, veiculada em 30 de outubro a 5 de novembro de 2013

http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-brasil-a-maior-lixeira-t%C3%B3xica-do-planeta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)