Humberto Saccomandi

    HumbertoSaccomandi nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 9 de março de 1964. De 1982 a1984, cursou Comunicação Social, com especialização em Cinema, na Escola deComunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Deixou o cursopara fazer uma breve viagem à Europa, que acabou durando cinco anos.

    Aproximou-se do Jornalismo na Itália. Lá, em 1985, ganhou uma bolsa deestudos da organização Intercultura para fazer estágio na agência de notícias Inter Press Service (IPS), na suaredação central, em Roma. Trabalhou um ano sob a orientação do jornalista argentinoRicardo Grassi, na SIC – Serviço de Informação Cultural do Terceiro Mundo.

    Em 1987, mudou-se para a Suécia, onde passou a atuar como jornalista free-lancer. Frequentou por um ano ocurso de História das Idéias na Universidade de Estocolmo (também nãoconcluído). De lá começou a colaborar com a Folha de São Paulo. Mas o mercadonaquele país era limitado para jornalistas com idioma sueco precário e, em1989, decidiu voltar ao Brasil. Uma semana depois, começou a trabalhar na Folhade São Paulo, onde ficou 11 anos, atuando em quase todas as editorias(Ilustrada, Mundo, Esportes, Ciências, Opinião, Política e Primeira Página).

    Em 1991, entrevistou o então primeiro-ministro italiano Giulio Andreotti(em seu sétimo e último governo); à época, havia anos que nenhum órgão deimprensa brasileiro entrevistava um líder do G-7. Foi correspondente emLondres, em 1992-1993, e enviado especial a várias partes do mundo. Cobriu asOlimpíadas de Atlanta (1996), a Copa do Mundo da França (1998) e a guerra naIugoslávia.

    O seu último posto na Folha foi de editor-adjunto de Mundo. Em 2000, foiconvidado por Celso Pinto para integrar a equipe que criou o jornal ValorEconômico. Deste então, ocupa o cargo de editor de Internacional. ?Apossibilidade de criar um órgão de qualidade e referência como o Valor foi aminha experiência mais gratificante no Jornalismo?, afirma. Em 1999, lançou olivro O Manual do Grávido, escrito emconjunto com o jornalista Cláudio Csillag, pela Publifolha.

     

    FONTE: Livro Jornalistas Brasileiros: quem é quem noJornalismo de Economia.  LinkedIn,disponível em <http://br.linkedin.com/pub/humberto-saccomandi/1b/3a4/6a>. Atualizado pelo Portal dos Jornalistas emsetembro de 2011.