APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ir. Joana Puntel

Ir. Joana Puntel

Foi redatora das Paulinas Editora/SP é religiosa, professora universitária, e escritora. Referência para de comunicação da Igreja Católica no Brasil e no exterior.

Joana Terezinha Puntel, conhecida como Irmã Joana Puntel, é gaúcha de Sobradinho (RS) e pertence à congregação das Irmãs Paulinas desde a década de 70.

É formada em Jornalismo pela Facasper de São Paulo (SP) desde 1975. Possui mestrado, dois doutorados em Comunicação Social e um pós-doutorado. O primeiro 1985, pela UMESP de São Bernardo do Campo/SP; doutorado, 1991, em Comunicação pela Simon Fraser University de Vancouver, Canadá; e em Ciências da Comunicação pela ECA-USP /1997, com pós-doutorado em Cultura da Comunicação realizado no The London School of Economics and Political Science (LSE) da Inglaterra em 2002.

Iniciou no jornalismo como redatora das publicações das Paulinas Editora, em São Paulo (SP), onde trabalhou por mais de dez anos na função.

Em 1992 passou a acumular os estudos e atividades de escritora e pesquisadora nas áreas de comunicação, mídias, cidadania e religião cristã com o trabalho de orientadora pedagógica dos cursos do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) das Paulinas, na capital paulista, onde desde então ministra disciplinas como políticas de comunicação, teorias de comunicação e nova cultura e comunicação social.

Durante o ano de 1995 atuou como professora titular dos cursos de pós-graduação da UMESP de SBC (SP).

Na sequência passou a lecionar disciplinas no segmento comunicação no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp), na capital paulistana, e no Studium Theologicum de Curitiba (PR).

Entre 2002 e 2004 foi diretora do SEPAC e, no período, passou a atuar como professora dos cursos de comunicação do organismo em convênio com a Cogeae/PUC-SP, onde permanece.

Coordenou até 2010 as atividades e projetos do SEPAC. Em 2006 ingressou na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) de São Paulo (SP) na qual desde então é professora titular dos cursos da instituição e leciona as disciplinas de sociologia, métodos e técnicas de pesquisa, métodos quantitativos e metodologia científica.

É pesquisadora de longa data dos temas de cidadania, política de comunicação-Igreja, religião, meios de comunicação de massa, ética da comunicação.

Autora de vasta produção literária, acadêmica, técnica e de artigos nas áreas em que atua. Entre as obras publicadas pelas Paulinas Editora está o primeiro título lançado em 1983: Direitos Humanos: Um Desafio à Comunicação; e os dois últimos: Comunicação nos Passos de João Paulo II, 1. ed. (2012) e Inter Mirifica: textos e Comentário, 1. ed., (2012).

Há mais de duas décadas é membro da Equipe de Reflexão de Comunicação na CNBB, ministra conferências e dirige seminários para grupos da Pastoral da Comunicação em diversas dioceses do Brasil.

Também é ativa participante de congressos, seminários e encontros sobre temas das áreas em que atua como: o V Congresso Internacional em Ciências da Religião (2011), o II Congresso continental sobre Iglesia y Cultura Digital (2011) e os INTERCOMs - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A Irmã Joana Puntel é referência como religiosa, jornalista e pesquisadora para o setor de comunicação da Igreja Católica no Brasil e no exterior.

  

Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fontes: 

http://www.paulinas.org.br, acessado em outubro/2012,

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4237906U7, acessado em outubro/2012,

http://www.fapcom.edu.br/institucional/corpo-docente-2/professores/joana_puntel, acessado em outubro/2012,

http://pascomcg.blogspot.com.br/2012/07/neste-video-ir-joana-puntel-fala-sobre.html , acessado em outubro/2012.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)