APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Iracema Barreto

Iracema Barreto

Editora dos cadernos Brasil e Mundo no jornal Hoje em Dia com grande experiência em coberturas no setor político. Atuou no jornal Estado de Minas e na Rádio Guarani FM, além de ter feito diversas matérias para as revistas Encontro e Viver Brasil. Atualmente, também é responsável pelo caderno de Ciências do Hoje em Dia.

Iracema Silva Barreto nasceu na Paraíba em 28 de setembro de 1968. Mudou para a capital mineira onde estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH). Também cursou pós-graduação em História do Brasil Contemporâneo no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e MBA em Comunicação e Marketing Digital na Fundação Getúlio Vargas.

Ainda estudante, aproveitou todas as oportunidades práticas que a faculdade oferecia em seus laboratórios, chegando a ser monitora dos laboratórios de jornal impresso, rádio e publicidade.

Iniciou a carreira profissional como repórter de política no Jornal Estado de Minas, onde permaneceu durante dois anos. Nessa época, conciliava o seu trabalho no jornal com o de Editora na Rádio Guarani FM, pertencente ao grupo Diários Associados.

Desde 2000, atua no jornal Hoje em Dia, onde iniciou suas atividades como repórter na editoria de política. Posteriormente, foi promovida à Editora do caderno, cargo que ocupou até o início de 2011. Nessa época, mantinha, juntamente com Sidney Martins e Cláudia Rezende, o blog Política Ontem e Hoje, onde escrevia sobre as principais ações políticas, buscando embasar os temas em memórias políticas e sua importância para o presente.

Em 2001, foi finalista do Prêmio Ethos de Jornalismo com a matéria “Ação social estimula emprego”, que abordava a questão da empregabilidade no terceiro setor.

Também escreveu para as revistas Encontro e Viver Brasil e foi responsável pela produção do anuário da Cachaça da Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade (Ampaq).

Atualmente, é Editora dos cadernos nacional e internacional (Brasil e Mundo, respectivamente), além de ser a responsável pelo caderno de Ciência do jornal. Eventualmente, faz plantões no caderno de Esportes e escreve artigos para a editoria de Opinião.

Nas horas vagas, gosta de praticar Ioga, ler sobre a medicina alternativa e aprender sobre as plantas medicinais.

 

 

Atualizado em 14 de março de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)