APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Irene Ruberti

Irene Ruberti

Coordenadora de projetos especiais da Abracom, desenvolveu a carreira como repórter, subeditora e editora de cidades no Estadão. Foi repórter de cidades na Folha de S.Paulo. Ganhou o Prêmio Caixa de Jornalismo Social e o Prêmio Estadão de Jornalismo. Foi editora na Análise Editorial, especializada na produção de anuários e edições especiais.

Irene Ruberti nasceu em São Paulo (SP). Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em 1992, fez curso de extensão na Universidade de Miami, com bolsa da entidade americana Freedom Forum, concluído em 1995. É especializada na cobertura de assuntos relativos às cidades e ao comportamento contemporâneo.
 
Iniciou a carreira em 1990, como repórter do jornal Folha de S.Paulo (SP). Dois anos depois, ingressou em O Estado de S.Paulo (SP), onde foi repórter de Cidades de 1992 a 1996, chefe de reportagem de 1996 a 2001, sub-editora de 2001 a 2005 e editora-assistente de primeira página entre 2005 e 2007. Durante curso de extensão universitária na Universidade de Miami produziu reportagens para o jornal Miami Herald e para revistas do sul da Flórida. Mantém, desde abril de 1995, um blog alocado na plataforma Blogger, onde discute assuntos como Saúde, Comportamento e Bem-Estar. Conquistou o Prêmio Estado de Jornalismo 2006, na categoria Caderno Especial.
 
A partir de 2008, passou a colaborar com vários veículos de Comunicação, entre eles a Folha, o Estadão, o portal Veja.com e as revistas Época, Exame e Você S/A. Com Ronald Freitas, Clarinha GlockIrene Ruberti, Rafael Pereira, Isabel Clemente, Nelito Fernandes e Marco Bahe, comandados por Eliane Brum e Cristiane Segatto, venceu o Prêmio Caixa de Jornalismo Social 2008, na categoria Jornalismo Impresso, pela reportagem Elas morrem de parto, publicada pela revista Época (SP), que enfatizou o alto índice de mortalidade materna no País e revelou a história de muitas jovens mulheres que perderam a vida durante a gestação, no parto ou mesmo nos 42 dias seguintes a ele.
 
Por dois anos, a partir de 2013, foi editora na Análise Editorial, especializada na produção de anuários e edições especiais. Cuidava de publicações como a revista São Paulo Outlook, produzida para a SPTuris, que tem por objetivo de apresentar a capital paulista a estrangeiros e investidores, com edições em português, inglês e espanhol e versões reduzidas em alemão e francês.
 
Além da edição de 2013, que abordou São Paulo como centro de negócios, produziu no mesmo ano uma revista especial sobre a candidatura da cidade para sediar a Expo 2020. Já havia participado da produção editorial da publicação em 2011 e 2012, como colaboradora. Também edita o anuário Análise Gestão Ambiental, que reúne as principais práticas sustentáveis das maiores empresas brasileiras.
 
Em outubro de 2015 assumiu o cargo de coordenadora de Projetos Especiais na Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), para cuidar de um amplo projeto de divulgação setorial para a valorização da atividade de comunicação corporativa.
 
 
Atualizado em fevereiro de 2017
 
Fonte:
Informações conferidas pela jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)