Isabela Scalabrini Matte

    Isabela Scalabrini Matte é natural do Rio de Janeiro (RJ), nascida em 9 de maio de 1957. Carioca de Copacabana, estudou Comunicação na Faculdade Hélio Alonso (Facha/RJ).

    Após estágio remunerado de um ano na equipe do RJTV foi contratada como repórter da TV Globo, em 1980. Começou na apuração de informações e, seis meses depois, foi para o Departamento de Esportes, unidade em que não havia nenhuma mulher trabalhando.
    Fez reportagens para o Globo Esporte, cobrindo diversas modalidades esportivas, com exceção do futebol, área então reservada aos homens. Nos Jogos Pan-Americanos da Venezuela 1983, teve a primeira oportunidade de realizar um trabalho de destaque. Como estava designada a acompanhar esportes que acabaram conquistando medalhas, conseguiu que as suas matérias entrassem, pela primeira vez, no Jornal Nacional. O bom desempenho lhe garantiu uma vaga nas equipes que cobriram as Olimpíadas de Los Angeles 1984 e de Seul 1988 e a Copa do Mundo de Futebol do México 1986.
    Também foi escalada para muitos campeonatos mundiais de vôlei e basquete. Acompanhou a Geração de Prata do vôlei masculino brasileiro, a comovente chegada da maratonista Gabrielle Andersen na Olimpíada de Los Angeles, o brilho da estrela de Maradona na Argentina campeã do mundo de 1986 e o doping de Ben Johnson em Seul.
    Apresentou o Globo Esporte, o Esporte Espetacular e o Fantástico na década de 1980 e o RJTV, nos anos 1990. Em 1992, trocou o esporte pela editoria Geral e, cinco anos depois, foi transferida para a TV Globo Minas. Obteve entrevista exclusiva com Marcos Valério, personagem central no escândalo do Mensalão, em 2005.
    Em setembro de 2009, foi uma das entrevistadas sobre os 40 anos do Jornal Nacional, carregando na bagagem a experiência pioneira de repórter esportiva do conceituado telejornal. Edita e apresenta o MGTV 1ª edição, das 12 horas, em Belo Horizonte (MG), etambém faz reportagens.
    É casada com o jornalista Marcelo Matte.
    Atualizado em janeiro de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: