APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ismael Pfeifer

Ismael Pfeifer

Especializado em Economia, o jornalista tem mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Passou por grandes jornais, como Estado, Folha e Gazeta Mercantil, além dos canais Globo, SBT e TV Cultura.

Ismael Pfeifer nasceu em Pirajuí (SP). Estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP), formando-se em 1981. Fez pós-graduação em Jornalismo Internacional na Universidade de Navarra (Espanha), em 1986, e mestrado em Comunicação e Mercado na Faculdade Cásper Líbero, em 2008. É casado com a jornalista Margarida Pfeifer.

Começou sua carreira no jornal Diário do Povo (Campinas/SP). Também passou pelo Correio Popular (Campinas/SP), onde foi repórter e editor de vários cadernos, como Esportes e Cidades. E foi assessor de imprensa da Universidade de Campinas (Unicamp/SP), entre setembro de 1982 e novembro de 1985.

Mudou-se para a capital ao aceitar ser subeditor do caderno de Empresas no jornal O Estado de S. Paulo (SP), onde trabalhou de novembro de 1985 a novembro 1988 e se iniciou no jornalismo econômico, que viria a ser sua especialidade. Em 1986, enquanto estudava na Espanha, atuou como correspondente para o jornal e a Rádio Eldorado (SP).

Em 1989 foi editor de Economia do Jornal da Cultura, na TV Cultura (SP). Depois, por dois anos, foi editor-executivo do Correio Popular. De junho de 1992 a fevereiro de 1993, foi assessor de imprensa do então prefeito de Campinas, Magalhães Teixeira.  Voltou a atuar como editor de Economia no Jornal do SBT, entre 1993 e 1996, e no Jornal da Globo, entre 1997 e 1998.

Em 1998 foi contratado como editor da área de Comunicação da Gazeta Mercantil (SP). Em janeiro de 2000 passou a atuar como correspondente do jornal em Buenos Aires, na Argentina. Morou na capital portenha por quase quatro anos e cobriu toda a crise econômica do país. Retornou à redação da Gazeta Mercantil em São Paulo como editor sênior para a área de Comunicação. Depois, assumiu a edição do Plano Pessoal, um espaço voltado ao público executivo. Além disso, foi editor-chefe do periódico.

No início de 2007, assumiu o cargo de diretor de conteúdo na Rede Elemidia, empresa especializada em mídia indoor. Em agosto do mesmo ano, transferiu-se para o Banco Santander, onde atuou como superintendente de Comunicação até outubro de 2008.

Paralelamente, atuou também como professor. Lecionou Telejornalismo na Faculdade Cásper Líbero (SP), de 1994 a 2008, e, desde janeiro de 2010, é coordenador do curso de Jornalismo da Rede de Ensino Desportivo (SP).

Também desde 2010, é editor de Economia do Jornal da Record, da TV Record, e sócio da JMS Consult, empresa especializada em comunicação e conteúdo multimídia.

 
Atualizado por Portal dos Jornalistas em 09/2011.
Fontes: Arquivo – Jornalistas & Cia.
Perfil de Ismael Pfeifer no LinkedIn. http://www.linkedin.com/pub/ismael-pfeifer/11/440/323.
Acessado em 21/09/2011.
Acessado em 21/09/2011.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)