Israel do Vale

    Israel do Vale é de Belo Horizonte (MG). Possui bacharelado em Ciências sociais pela FFLCH-USP da capital paulista desde 1988, e em Jornalismo com diploma da Umesp de São Bernardo do Campo (SP) recebido em 1992.

    Iniciou a vida profissional na década de 1990 escrevendo como freelance sobre música e eventos culturais, na capital paulista.

    Com quase 30 anos de trajetória na área, grande parte dedicada ao jornalismo cultural, Israel do Vale ocupou postos e colaborou com os principais veículos da imprensa paulista e mineira. Foi repórter de O Estado de S.Paulo, pesquisador do Datafolha, acumulou as funções de repórter, redator e editor-adjunto do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, além de ter atuado como colunista do veículo.

    Trabalhou como gerente-executivo de conteúdo da TV Brasil (EBC); coordenador geral na rede pública federal de televisão do programa (RJ, DF e MA) de fomento ao documentário DOCTV; diretor de programação e produção da Rede Minas (TV pública de Minas Gerais) e chefe de reportagem da TV Gazeta (SP).

    Anteriormente teve passagens como editor e colunista do caderno Magazine do jornal O Tempo (BH); foi editor das revistas Palavra, Showbizz e Interview; escreveu para a revista Veja SP e foi colaborador de diversas publicações, dentre elas, Época e Superinteressante e o jornal Valor Econômico.

    Formatou e orientou, ao longo de um ano, o laboratório online da primeira edição do programa Rumos Jornalismo Cultural, do Itaú Cultural, com estudantes de jornalismo de nove Estados. Coordenou a comunicação de eventos de grande porte como a Feira Música Brasil (FIT-BH), o Festival Internacional de Teatro (BH/MG), Festival de Inverno da UFMG (Ouro Preto/MG), dentre outros.

    Ainda, ocupou postos de direção dos selos independentes como Motor Music e +Brasil Música, de curador e jurado nas áreas de música (Sesc Pompéia, Itaú Cultural, Natura Musical, Conexão Telemig Celular, Conexão Vivo, Festival HTTPSOM) e audiovisual (Festival Internacional de Curtas/BH, Cine Caverna Benavides/Chile), além de produtor cultural e DJ do projeto SamBaCana Groove, dedicado à música.

    Em 2009, coordenou a implementação do portal Natura Musical. No ano seguinte ocupou o cargo de diretor de conteúdo e novos negócios do portal Conexão Vivo e consultor de conteúdo para novas mídias; em 2011, colaborou com o lançamento da revista Eletronika (para tablet, smartphone e web), na Malab Produções de BH.

    Desde 2012 é editor de conteúdo do site FUTBOX, dedicado à cobertura de notícias e eventos esportivos em geral.

    Além de temas do jornalismo cultural, publicou artigos em livros sobre investimento privado em cultura, mercado da música, convergência de mídias e o circuito do hip hop.

     

     

    Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://israeldovale.conexaovivo.com.br/

    http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=132&titulo=Jornalismo_Cultural:_reflexoes