APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ivan Marsiglia

Ivan Marsiglia

Editor-assistente do caderno Aliás, de ideias e reportagens especiais, no jornal O Estado de S.Paulo. Escritor, é autor de A poeira dos outros; roteirista de documentários e jornalista premiado.

Ivan Marsiglia formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (IMS) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), fez especialização na Fondation Journalistes en Europe, em Paris, França, como bolsista da Capes.

Repórter e editor da revista Playboy entre 1993 e 1999 e redator-chefe da revista Trip de 2000 a 2004, também foi colunista da revista Caros Amigos e colaborou com as revistas Veja, Nova, Claudia, Saúde, Rev. Nacional, entre outras.

De 2004 a 2008, trabalhou como assessor da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, em Brasília, onde, entre outras atribuições, atuou como ghost-writer de artigos e mensagens presidenciais.

Paralelamente à atividade jornalística, Ivan Marsiglia foi roteirista dos documentários Nego Dito, sobre o músico Itamar Assumpção; Pachamama, sobre o Museu Arqueológido de San Pedro de Atacama (Chile), vencedor do Projeto Nascente da USP; e Preto Contra Branco, ganhador do concurso DocTV, da TV Cultura, e premiado Melhor Documentário Internacional no ReelWorld Film Festival, em Toronto, Canadá.

Vencedor do 12º Prêmio Estadão de Jornalismo, na categoria Perfil, com a matéria E o direito à memória bateu à porta, publicada dia 26 de agosto de 2012, em que fala sobre a desapropriação da Casa da Morte para criação de um museu em memória às vítimas da ditadura militar no Brasil.

Em março de 2013 lançou uma coletânea de reportagens pela Arquipélago Editorial, com o título A Poeira dos Outros:   um repórter na casa da morte e outras historias. Nas vinte reportagens reunidas neste livro, Marsiglia demonstra se interessar pelos mais diversos assuntos, mas é possível identificar uma preocupação recorrente: contar histórias que revelem ao leitor episódios obscuros do passado —e também do presente — do país.

Ivan é professor do curso de Jornalismo Literário na Oficina de Escrita Criativa, em São Paulo.

Editor-assistente do caderno Aliás, de ideias e reportagens especiais, no jornal O Estado de S.Paulo.

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.oficinadeescritacriativa.com.br/equipe.asp

barco.art.br/ivan-marsiglia-vai-ao-bate-papo-com-os-alunos-de-ronaldo

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/ivan-marsiglia/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)