APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ivan Martínez-Vargas

Ivan Martínez-Vargas

Especializado em Jornalismo Político e Internacional, é mestre em Relações Internacionais em Barcelona. Trabalhou por quatro anos como produtor, redator e pauteiro na TV Record. Participou do lançamento da plataforma Anews e fez pesquisa para o Cidob.

Ivan Martínez Vargas de Souza nasceu em Taubaté (SP), no dia 20 de junho de 1989. Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau/SP), em 2010. Antes de terminar a graduação, fez o Curso Estado de Jornalismo, na 21ª turma, reconhecido como de extensão pela Universidade de Navarra, de Pamplona (Espanha). Em 2015 concluiu a especialização em Jornalismo Político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PucSP) e em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP). Concluiu mestrado em Relações Internacionais, Segurança e Desenvolvimento na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha), em 2016.
 
Estagiou na área jornalística ainda no primeiro ano de faculdade, em 2007, trabalhando em uma revista da Unitau. Em 2008, prestou assessoria de imprensa para a instituição. Fez ainda mais dois estágios, o primeiro na TV Câmara Taubaté, entre fevereiro de 2009 e julho de 2010 e, logo depois, no jornal O Vale, em São José dos Campos (SP), entre julho e agosto de 2010.
 
Mudou-se para São Paulo (SP) após concluir o curso no Grupo Estado. Foi repórter da revista Capital Aberto (SP), em 2011, e, na sequência, ingressou na TV Record (SP), como produtor de Conteúdo, permanecendo na emissora de junho de 2011 a fevereiro de 2015. Atuou ainda como redator e pauteiro para os programas E Aí, Doutor e do talk show de Roberto Justus, cobriu as eleições de 2012 pela Record News e fez reportagens para o portal R7 até fevereiro de 2015.
 
Paralelamente, escreveu como freelancer para O Estado de S.Paulo, a Folha de S.Paulo (SP), a revista Superinteressante (SP), a Agência Máquina da Notícia (SP), o site da Editora Pini e do Colégio Dante Alighieri. Conquistou os Prêmios Expocom Sudeste e Nacional 2011, na categoria Jornalismo Interpretativo, com o livro-reportagem Até o Fundo do Poço: Entrando e sobrevivendo no mundo das drogas, que apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Unitau.
 
Foi em 2015 para Barcelona fazer o mestrado. Lá atuou como assistente de pesquisa para a América Latina do Barcelona Centre for International Affair (Cidob) e contribuiu, como editor, para o lançamento do agregador de notícias russo Anews no Brasil. De volta a São Paulo, participou da cobertura das eleições presidenciais peruanas para o portal Uol, em junho de 2016
 
É professor dos cursos de extensão em Política e Sociedade na América Latina da Fespsp e da Unitau. Mantém um site sobre sua atividade profissional na plataforma WiX.
 
 
Atualizado em outubro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)