APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ivana Moreira

Ivana Moreira

Diretora de Projetos Especiais da Scrittore Editora e Comunicação, lançou em 2015 a plataforma Canguru, voltada à primeira infância. É coordenadora do Mapa de Acesso da Abraji e colunista da rádio CBN/BH.

Ivana Patrícia Moreira Ferrari nasceu em Belo Horizonte (MG). É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte, em 1993. Fez curso de especialização em Teoria da Comunicação e Jornalismo Impresso na Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (SP), em 1994. É casada com o jornalista e escritor Eduardo Ferrari.
 
De 1995 ao ano 2000, em São Paulo (SP), foi repórter de Cidades e Política do jornal O Estado de S.Paulo (SP). Paralelamente, entre março a novembro de 1998, foi repórter-intercambista do jornal americano The Miami Herald, da Flórida (EUA). Conquistou, em equipe, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 1998. Ainda no Estadão, desempenhou o cargo de correspondente em Belo Horizonte (MG). Foi também correspondente do jornal Valor Econômico (SP), entre 2006 e 2008.
 
Na rádio BandNews (MG) foi colunista de Tecnologia e de Economia, a partir de 2009, e chefe de Redação, de junho de 2010 a novembro de 2011. Ainda em 2009, passou a coordenar a realização da pesquisa Mapa do Acesso, sobre a obtenção de informações públicas no Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
 
Faz parte do Conselho Consultivo da Agência Pública, de Reportagem e Jornalismo Investigativo, fundada em 2011. No mesmo ano,  participou do lançamento e assumiu o cargo de editora-executiva do jornal Metro (MG).
 
Em 2012, foi contratada pela Editora Abril para ser editora-executiva da revista Veja BH, que circula junto com a revista na capital mineira, onde permaneceu até maio de 2015. Foi diretora da Abraji no biênio 2014-2015.
 
Como diretora de Projetos Especiais da Scrittore Editora e Comunicação, idealizou em maio de 2015 a plataforma de Conteúdo e Prestação de Serviços Canguru, focada em informações sobre a primeira infância para pais e educadores, prevista para ter forte identidade local nas cidades onde atuar, mas com alcance nacional. Atuando como diretora de Redação, lançou a primeira etapa do projeto em outubro de 2015 em Belo Horizonte, junto com o primeiro número da revista Canguru e um canal no YouTube.
 
Tornou-se colunista da CBN, onde apresenta desde o final de 2016 o quadro Canguru: Criando filhos em BH. Recebeu, em março de 2017, a comenda Mulher de Minas, concedida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em maio, expandirá a circulação da revista, até então restrita à BH, para São Paulo e Rio de Janeiro (RJ), saltando de uma tiragem de 25 mil para 100 mil exemplares mensais. 
 
 
Atualizado em março de 2017
 
Fontes: 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)