APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Jairo Pitolé Sant'Ana

Jairo Pitolé Sant'Ana

Responsável pelo jornal O Coxipó, foi repórter do jornal O Globo. Passou ainda pelo Diário Mercantil, em Juiz de Fora, além de diversos veículos em Cuiabá/MT

Jairo Pitolé Sant'Ana nasceu na cidade de Ubá/MG, no dia 12 de dezembro de 1953. 
 
Começou a carreira em 1982, após ter atuado dez anos como Técnico em Contabilidade, no extinto Diário Mercantil (dos Diários Associados), em Juiz de Fora (MG), como repórter de Geral e trazendo nos textos abordagem econômica.
 
Logo no início do ano seguinte, foi demitido após denunciar no XIX Congresso Nacional de Jornalistas, realizado em Guarapari (ES), que os textos eram publicados tanto no Diário Mercantil quanto no Diário da Tarde (também de Juiz de Fora/extinto), embora os profissionais recebessem apenas de uma fonte pagadora. Foi eleito delegado pela categoria.
 
O próprio jornalista relata: "Apesar disso, foi uma boa experiência, já que além dos textos diários, produzi várias matérias assinadas (neste período não era comum assinar matérias, principalmente “focas” como eu) para o Suplemento de Domingo do Diário Mercantil.
 
Após a demissão, foi chamado por um amigo, também jornalista, e se mudou para Cuiabá (MT), para trabalhar na revista mensal Contato, onde teve a oportunidade de conhecer boa parte do Estado.
 
Produziu matérias sobre a incipiente economia mato-grossense. Abordou nas matérias desde o final da produção de arroz de sequeiro (não irrigado) na região Leste do Estado (Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa e Canarana) à dura vida dos bóias-frias que trabalhavam nas lavoura de cana-de-açúcar da região de Jaciara, município localizado a 140 km  de Cuiabá, no sentido Sul. 
 
Também conheceu uma pequena vila, formada por meia dúzia de casas, que hoje se transformou no município de Lucas do Rio Verde, cujo PIB per capita, de R$ 36.269,32,  está entre os maiores do país.
 
Ainda em Cuiabá, passou pelo Diário de Cuiabá, jornal Fim de Semana, onde foi editor de economia, e pela editoria da TV Brasil Oeste, onde permaneceu até 1987.
 
Ficou por dois anos em O Globo, como correspondente em Mato Grosso, e foi assessor de imprensa do Banco do Estado (MT) e do Sebrae/MT, de onde saiu em 1996.
 
Voltou para a redação como editor da Folha do Estado, função que exerceu por três anos. Foi ainda, superintendente de redação do Secom/MT.
 
Em 2003 trabalhou como repórter freelancer para a revista Produtor Rural. No ano seguinte, montou sua empresa, a Editora Coxipó SS Ltda, responsável pelo jornal de bairro O Coxipó.
  
Por intermédio de sua empresa, continuou prestando serviços para o Sebrae/MT e entre abril de 2012 a janeiro de 2013, fez assessoria de imprensa para o Centro Sebrae de Sustentabilidade, que, embora funcionando em Cuiabá, atende todo o Sistema 
 
 
 
 
Atualizado em maio/2013 - Portal dos Jornalistas
Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)