APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

James Akel

James Akel

Jornalista, escritor, crítico de TV, radialista, blogueiro e empresário das áreas de Marketing e Turismo. Acumula passagens pela TV Record e a revista Premier. É apresentador e comentarista da rádio Trianon, do portal AllTV e editor do blog James Akel

James Akel nasceu em São Paulo (SP), em 14 de junho de 1953. Aos quatro anos de idade teve a primeira aparição na TV Tupi (na época Canal 3) no programa Tamanho não é documento, dirigido e apresentado por Aurélio Campos, onde durante seis meses respondeu sobre línguas, história, geografia e outros assuntos.
 
Aos cinco anos de idade, ingressou de vez na vida artística, ao ser contratado pela TV Paulista (Canal 5) como o mais jovem apresentador infantil masculino da televisão brasileira. Comandou o programa Sessão Zás-Trás, sob direção de Délio Santos
 
No ano seguinte estreou como ator infantil em A Turma dos Sete, da TV Record (SP), o primeiro programa de televisão a ser apresentado ao vivo em rede com a TV Rio (RJ). Ainda, dos sete aos doze anos, atuou como dublador de filmes estrangeiros nos estúdios da Gravasom e da Ibrasom, para todas as séries de Guilherme Tell e Hazel e participou das dublagens de O menino do circo, Denis, o travesso e Rin-Tin-Tin
 
Em 1965, com o fim de A Turma dos Sete, fez parte do elenco infantil da TV Excelsior (SP). 
 
Em 1970, aos 17 anos, decidiu seguir a carreira na área jornalística. Começou, então, a atuar como produtor do programa infantil Setinho da TV Record, sob a direção de Durval de Souza. Nessa função atuou por cerca deseis anos na emissora.
 
Em 1976 passou a editar a revista Première, uma publicação da área de entretenimento de origem francesa, que durante muito tempo foi vendida em bancas e distribuída em aviões. 
 
Nos anos posteriores, trabalhou nas áreas de Turismo e Marketing e começou a escrever como colunista de TV, sobre Entretenimento e Variedades, entre outros temas.
 
No ano 2000, passou a apresentar programa o Gente Que Fala na rádio Trianon (SP), onde desde então atua como comentarista político. 
 
Alguns anos depois acumulou esse trabalho com a direção da própria empresa, a MKT e Comunicação (SP), onde atua nas áreas de assessoria em geral. Na época passou também a dirigir e apresentar o programa Show das Dez no portal AllTV (SP). Em 2008, esteve também à frente do AllTV Debate. Foi também nesse ano que participou como comentarista da reedição do programa Aqui Agora do SBT, que teve curta duração.
 
Há mais de seis anos é colunista e comentarista nas áreas Entretenimento, TV, Variedades, Marketing, Turismo e Negócios, Economia e Política da versão online do jornal DCI (o DCI Online) e blogueiro do portal Observatório da Imprensa, na editoria de Mídia Eletrônica.
 
Em 2006 lançou o blog James Akel e a Akel Post TV, nos quais dirige e atua como colunista social, editor, comentarista, crítico de TV e escreve sobre Variedades e Política, entre outros assuntos, além de atuar como apresentador de programas no web canal do veículo. Ainda no mesmo ano, passou a ser crítico de TV do site BDI (Batalha do Ibope).
 
É autor do livro Marketing Hoteleiro com Experiências (Edicon, 2001), que retrata um pouco da história da hotelaria em São Paulo. A obra é dirigida a estudantes, investidores, hoteleiros e profissionais ligados da área. 
 
Na última década, James Akel se tornou uma referência na cobertura dos bastidores da TV e do mundo da Política em geral. O conteúdo do seu blog é reproduzido diariamente por diversos outros veículos da web.
 
 
Atualizado em maio/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fonte:
http://jamesakel.zip.net, acessado em maio/2012,
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)