APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

João Alberto Otazú

João Alberto Otazú

Um dos mais experientes profissionais especializados na cobertura e bastidores do automobilismo brasileiro, está no comando da Mastermídia Marketing, onde edita há nove anos o Auto Jornal (caderno de Veículo de O Dia SP). Responde pela Diretoria de Comunicação e Marketing da Abiauto e é colunista das revistas Racing e Speedway.

João Alberto Otazú completou 35 anos de carreira em 2014. Nesse período dividiu sua atuação entre atividades como assessoria de imprensa e cobertura de competições e do mercado automotivo, além de competir como piloto nas horas vagas.

Começou a carreira no jornalismo esportivo em 1979 como assessor de imprensa do piloto Roberto Pupo Moreno, uma parceria que perdura desde então, com apenas um ano de interrupção, quando não pôde acompanhá-lo por uma temporada. Há exatos 35 anos atrás, destacava à imprensa brasileira que Roberto Pupo Moreno - o Chaveirinho - seria a mais nova promessa do automobilismo brasileiro a embarcar para a Europa. Acompanhou a carreira do amigo pelas principais categorias do automobilismo mundial, como Fórmula 1 e Fórmula Indy, além de ter participado de provas e certames de muitas outras modalidades pelo mundo inteiro, tornando-se o brasileiro que competiu no maior número de autódromos diferentes, em todos os continentes.

Acertou na previsão pois apenas um ano e meio depois anunciou que o piloto estava na reserva da Lotus na Fórmula e que iria começar a correr de Fórmula Ford na Inglaterra.

Em entrevista ao Jornalista Fernando Soares, editor do Jornalistas&Cia e das edições Automotivas, Otazú falou da sua trajetória no jornalismo: “Gosto muito da área de Comunicação em geral, inclusive sou publicitário. Fiz muita coisa em diversas mídias e cheguei a atuar até em rádio e televisão, mas minha grande paixão mesmo sempre foi e vai continuar sendo motor. Todas as suas aplicações me interessam, seja em carro, moto ou barco”.

No comando da Mastermídia Marketing, onde edita há nove anos o Auto Jornal (caderno de Veículo de O Dia SP), Otazú responde atualmente pela Diretoria de Comunicação e Marketing da Abiauto e é colunista das revistas Racing e Speedway.

Nessa trajetória frilou para diversas publicações, principalmente para a revista Autoesporte, com o aval do editor Fernando Calmon e onde ganhou o Prêmio Shell de Jornalismo em 1987. Ainda teve tempo de fazer incursões no esporte a motor como piloto de moto, lancha, kart, rali e fórmula, além de proprietário de equipes de kart e Fórmula Ford. Segue exercendo em 2014 a atividade de instrutor de pilotagem na Alpie Racing, “no nosso templo, Interlagos”, lembra-se.

 “Sinto-me orgulhoso também de ser há mais de uma década colunista das duas principais revistas especializadas em automobilismo, Racing e Speedway. E nesses últimos nove anos estou com o Auto Jornal, que começou no interior de Minas Gerais e está iniciando o seu sexto ano como caderno de veículos semanal do jornal O Dia SP”, conferiu.

Em 2014, João Alberto olha o futuro e revela que pretende estender a parceria com Pupo Moreno, de quem é amigo desde a juventude, para uma série de coach para pilotos, aulas de engenharia para equipes e palestras motivacionais.

Veja depoimento de Otazú sobre esse novo projeto e seus 35 anos de carreira:

“Neste ano em que comemoramos nossos 35 anos de parceria, eu e Pupo Moreno estamos juntos atrás de novos desafios, como trabalho de coach para pilotos, engenharia para equipes e palestras motivacionais. Pela experiência e índole, duvido que tenha no País um coach melhor que Pupo Moreno. Não creio que haja muitos engenheiros de pista tão competentes quanto ele. E tenho certeza de que é o palestrante com a história mais rica no automobilismo para motivar as pessoas”.

E continua, “é a motivação que me leva a continuar a militância nesse meio tão apaixonante. Quero me atualizar constantemente, para repassar experiências e também espalhar esse vírus que me contaminou quando menino. (Para Fernando Soares, J&Cia.

 

 

Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia e Automotiva.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)