João Batista Natali

    João Batista Natali, é graduado em jornalismo (ECA-USP) e filosofia (Paris-8), fez mestrado (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris) e doutorado (Paris-13) em semiologia.

    João Batista percorreu uma trajetória internacional durante a formação educacional. Fez intercâmbio aos 17 anos e concluiu o ensino médio em Michigan. De volta ao Brasil se formou em Jornalismo na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Aos 21 anos, foi para a França, onde fez uma parada de longos onze anos em Paris. Estudou na mítica Sorbonne, a Faculdade de Paris. Nesse período ali, fez mestrado e doutorado em semiologia, sendo aluno de ninguém menos do que Roland Barthes. Cursou ainda uma graduação em filosofia, além de trabalhar como correspondente para a Folha de S.Paulo.

    Na volta ao Brasil, em 1982, continuou trabalhando na Folha e viajando pelo mundo.

    Foi por 38 anos jornalista da Folha de S.Paulo, é hoje colaborador jornal, comentarista de internacional da TV Gazeta, no Jornal da Gazeta e colunista na edição online do jornal Brasil Post, The Huffington Post sobre notícias diversas e destaques internacionais.

    Leciona ética na Faculdade Cásper Líbero e jornalismo internacional na Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP (Cogeae). Na Cásper começou a partir de 2011, dá aulas para o 4° ano de Jornalismo.

    Com frequência ele faz comentários ao vivo na Rádio Cultura FM, 103.3, São Paulo, sobre de festivais que acontecem ao redor do mundo.

    Trabalhou em jornais como a Última Hora (matriz do Rio), no Diário da Noite, do Chateaubriand, na já citada Folha de S.Paulo (em que ainda faz colaborações para o caderno Ilustrada, sobre música de concerto).

    Natali atuou como consultor para a implantação do novo projeto editorial em plataforma web do jornal digital Diário do Comércio. Foi confirmado pela Associação Comercial de São Paulo como editor contribuinte, colaborador, ao lado de Nelson Blecher superintendente editorial do DC. A instituição criou a edição digital para dar continuidade ao quase centenário Diário do Comércio, que deixou de circular na versão impressa no final de outubro de 2014.

    De acordo com a apresentação do professor no portal da Cásper Libero, a conversa de corredor com o professor Natali poderá percorrer temas variados: “como ser um bom jornalista, como conhecer mais um pouco sobre história da França de séculos passados e de sua Revolução mais famosa, analisar distintas visões sobre a Europa ou sobre o Segundo Reinado no Brasil, além de temas como a Inquisição Ibérica, o judaísmo, o antissemitismo e repressão à feitiçaria. Sem contar os assuntos menos acadêmicos”. O texto Entre livros e panelas foi escrito por Hares Pascoal, aluno do 1º ano de Jornalismo.

    Natali lançou em 2004 o livro Jornalismo Internacional pela Editora Contexto. A obra analise que o jornalista da área internacional é o que recebe maior volume de informações numa redação, mostra que “se é verdade que o jornalista de Internacional tem pouco acesso direto às fontes que estão na origem dessa avalanche de informações; por outro, ele deve possuir uma qualificação adicional em relação à maioria dos colegas de redação. Não só para dominar profundamente no mínimo dois ou – de preferência – três idiomas, mas também para compreender as sutilezas e complexidades da política e da economia mundial”.

    Foi um dos jornalistas participantes do livro O Brasil no Contexto, 1987 – 2007, lançado pela mesma editora, organizado por Jaime Pinsky.

     

     

    Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.brasilpost.com.br/joao-batista-natali/

    Jornalistas&Cia, Edição 987, de fev/2015