João Monteiro de Barros Neto

    João Monteiro de Barros Neto nasceu no dia 20 de setembro, na cidade de Barretos (SP). É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É filho do jornalista João Monteiro de Barros Filho, fundador e presidente do canal católico RedeVida de Televisão, de São José do Rio Preto (SP), e da Organização Monteiro de Barros, empresa que administra o conglomerado de veículos de comunicação da família, com sede em Barretos (SP). É irmão do jornalista e apresentador de programas jornalísticos da RedeVida de Televisão, Luiz Antônio Monteiro de Barros.
    Iniciou a carreira no Jornalismo em 1975, como redator da PRJ-8 rádio Barretos, atual rádio Barretos 1140 AM, umas das emissoras da Organização. Pouco tempo depois passou a atuar como coordenador do veículo que, durante a década de 90, tornou-se retransmissora do grupo Jovem Pan AM, de São Paulo (SP), e adquiriu a 101,5 FM e a 105,1 Colina FM. Na sequência, assumiu a direção geral desses veículos.
    Na época também passou a trabalhar na coordenação da rádio Independente 1010 AM (ex-Piratininga AM), também em Barretos, fundada há mais de 50 anos e a primeira emissora da Organização Monteiro de Barros. No início da década de 80 acumulou as atividades radiofônicas com o ingresso no Diário de Barretos, o jornal do grupo, onde passou a atuar nas funções de redator geral e articulista. Antes da virada do século, já atuava como editor chefe do jornal, que no ano 2000 migrou para a web e passou a se chamar O Diário Online.
    Em 1985, com a formação da Organização Monteiro de Barros, acumulou ainda o cargo de diretor da instituição. Durante a década de 90 a empresa também adquiriu as mencionadas rádios Colina FM, que transmite os sucessos universitários e os modões sertanejos, a Band FM, retransmissora do Grupo Bandeirantes de São Paulo (SP), além da Jovem Pan FM, todas sediadas na região de Barretos.
    Na época, assumiu a coordenação das novas emissoras da empresa e, juntamente com as equipes das outras rádios do grupo, passou a dirigir a transmissão anual da Festa do Peão de Barretos, com grande êxito na região. Em 1995, com a conquista do canal católico RedeVida de Televisão, de São José do Rio Preto, pela família Monteiro de Barros, assumiu a coordenação comercial e institucional da emissora. 
    No mesmo ano, foi responsável pelo projeto do programa de entrevistas Tribuna Independente, uma das principais atrações da emissora e, desde então, passou a apresentá-lo ao vivo dos estúdios de São José do Rio Preto. Em 2012, o programa também passou a ser transmitido direto dos estúdios da RedeVida em diversas cidades, como São Paulo, Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). O Tribuna Independente é dedicado a entrevistas temáticas com especialistas de diversas áreas (Educação, Política, Família, Assuntos Eclesiásticos, entre outras) e permite a participação do telespectador que envia questões por fax ou email.
    Atua como diretor geral da emissora, sendo responsável pela geração via satélite, pelas relações institucionais e pela parte comercial. Em 2007 a Organização Monteiro de Barros adquiriu a Independente 97,9 FM, dedicada a MPB em geral. No período, as emissoras Independente AM e FM passaram a ser as únicas rádios jornalísticas de Barretos que, além da programação local, retransmitem parte da programação da rádio Bandeirantes de São Paulo, por meio do sistema Band Sat, e informam ao ouvinte regional as notícias nacionais.
    Em 2011, foi eleito vice-presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp), sob a gestão do jornalista Rodrigo Neves.
    Atualizado em outubro/2012- Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    http://www.odiariodebarretos.com.br, acessado em outubro/2012
    http://www.bandfmbarretos.com.br, acessado em outubro/2012
    http://www.acibarretos.com.br/datas, acessado em outubro/2012