APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

João Palomino

João Palomino

Embora tenha se destacado no noticiário televisivo como repórter nas editorias de Economia, Política e Geral, foi em Esportes que realizou o sonho profissional de se tornar narrador. É vice-presidente de jornalismo e produção na ESPN do Brasil.

João Luís Carnelocci Palomino nasceu em Fernandópolis (SP), em 1964 e se formou em 1987 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp/SP).
 
Aos 15 anos já escrevia sobre o time local para o jornal Cidade de Taquaritinga (SP). Aos 17 anos, assim que ingressou na faculdade, trabalhou na rádio Princesa D´Oeste e no jornal Diário do Povo, ambos de Campinas (SP).
 
Quando se mudou para São Paulo, foi contratado para integrar a equipe de repórteres da extinta TV Manchete (SP). Em seguida, foi para a TV Cultura (SP) e, depois, para o SBT (SP), onde ficou por cinco anos. Em 1995 voltou para a Cultura. Na época, Palomino atuava nas editorias de Economia, Política e Geral. As matérias de esportes eram esporádicas.
 
Ainda em 1995, foi convidado por José Trajano para trabalhar na recém-criada ESPN Brasil (SP) como apresentador e repórter, embora acalentasse o sonho de ser narrador.
 
No mesmo ano narrou um campeonato de tênis de mesa ao lado do mesa-tenista Cláudio Kano (1965-1996), que viria a falecer no ano seguinte, um dia antes de embarcar para a disputa dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.
 
No ano seguinte, ainda na TV Cultura, teve um dos momentos mais marcantes de sua carreira profissional. Foi o primeiro repórter a chegar ao local do acidente do Foker-100 da TAM, que deixou centenas de mortos. Naquele momento decidiu que seguiria trabalhando somente com a editoria de Esportes.
 
Em 1997 passou a ser exclusivo da ESPN Brasil. Em 2005, com a saída de Milton Leite, assumiu o cargo de narrador. Apresenta, ainda, os programas Bate-Bola e Linha de Passe.
 
Participou da cobertura das Copas do Mundo de 1998, 2006 e 2010 e dos Jogos Olímpicos de 1996, 2000, 2004 e 2008, além de finais da Liga dos Campeões da Europa e diversos jogos de seleções.
 
Em 2008, com a parceria entre a Rádio Eldorado e a ESPN (atual Estadão/ESPN), tornou-se narrador também no rádio, além de coordenador do núcleo de esportes da emissora.
 
Em 2010, foi indicado para o Prêmio Comunique-se na categoria Locutor Esportivo. Recentemente, foi promovido a diretor de jornalismo da ESPN, cargo que assumirá em 2012. Ele irá substituir José Trajano, seu maior ídolo no jornalismo brasileiro.  
 
Em 2010, a rádio Estadão/ESPN conquistou o Prêmio APCA pela Melhor Cobertura Jornalística durante a Copa do Mundo. Escreveu para o blog João Palomino, no Portal Estadão.com.br, até maio de 2011.
 
Em 2012, foi convidado a assumir a Diretoria de Jornalismo e Produção da ESPN e desde então tem contribuído para o consistente aumento da audiência da emissora, em todas as suas plataformas. Em 2013, foi considerado pelo Prêmio Comunique-se como o melhor executivo de mídia do ano.
 
Palomino conduziu o time de Jornalismo e Produção da ESPN durante a Copa do Mundo 2014 realizada no Brasil com uma cobertura que foi referência, colocando o canal entre os mais assistidos da TV Paga.
 
Em novembro de 2014 a ESPN anunciou a promoção de João Palomino a vice-presidente de jornalismo e produção na ESPN do Brasil. Palomino tem uma longa e bem sucedida história na ESPN com início em 1995. Pela emissora, participou de diversas coberturas como: Jogos Olímpicos de Atlanta/96, Sydney/2000, Atenas/2004, Pequim/2008 e Londres/2012, além das Copas do Mundo da França/98, Coreia e Japão/2002, Alemanha/2006 e África do Sul/2010.

 

Atualizado em novembro/2014 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Site Diário do Basquete – Entrevista:
Site JornalismoFC:
Juca Entrevista – João Palomino – Youtube
Entrevista para Lucas Mergel
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)