APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Joel Scala

Joel Scala

Com larga experiência em jornalismo impresso, rádio e televisão, teve passagens por assessorias e atua na Fundação Instituto de Administração da USP. Comanda o programa 'Observatório do Terceiro Setor', veiculado na rádio Trianon, web e em televisão à cabo.

Joel Scala nasceu em São Roque (SP) e faz aniversário em 6 de outubro. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1978, estudou Marketing Político e Comunicação Corporativa na Universidade de Nova York, em 1990.
 
Trabalha no Jornalismo desde 1986. Atuou como repórter nas rádios Globo (SP) e Capital (SP), além de comandar o programa Perspectiva na USP FM (SP). Na televisão, trabalhou como repórter na Tupi (SP), Bandeirantes (SP) e Capital (DF) e também como chefe de Redação na TV Gazeta (SP).
 
A partir de 1987, passou a atuar como consultor de Comunicação, trabalhando como assessor de Imprensa no Governo André Franco Montoro (1916-1999). Em seguida, foi assessor da Presidência no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e coordenador de Projetos Especiais do Ministério da Fazenda.
 
No ano 2000, passou a trabalhar na TV Record (SP) como editor de texto, na equipe do diretor de Jornalismo Luiz Gonzaga Mineiro. Na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP/SP), assumiu a Gerência de Comunicação da entidade, em 2001, e posteriormente a assessoria da Presidência, onde permanece. Na sequência, comandou o programa Falando em Saúde na Alltv online, ao lado da jornalista Fernanda Scala, que permaneceu no ar por dois anos.
 
É diretor da Associação Cultural e Cientifica das Fundações Colaboradoras da USP (Funasp), onde desenvolve um projeto de plataforma de mídia, que divulga a importância do conceito fundacional. O projeto nasceu com a missão de defender a manutenção das atividades de pesquisas, consultoria e treinamento naquela universidade.
 
Dirigiu o Jornal das Fundações, de periodicidade trimestral, voltado principalmente para os temas de educação. Impresso na primeira fase, o veículo migrou para a plataforma web, veiculado pela mídia justtv.com, que o substituiu desde 2011. A temática transmitida no programa semanal Falando em Fundações, da rádio Trianon 740 AM, mudou de nome em setembro de 2013 e passou a chamar-se , que vai ao ar às terças-feiras e quintas-feira, às 14 horas, comandado por Joel.
 
As transmissões, tanto na rádio quanto a online, abordam a importância do Terceiro Setor. Ao colocar no ar as atividades das ONGs e entidades sociais, divulga informações como a iniciativa que criou a Escola Aberta do Terceiro Setor, entidade que atua na formação e qualificação de gestores.
 
O programa está no ar, além da web - www.observatorio3setor.com.br - na TV a cabo Net - canal 13, NET Cidade, às quartas-feira à meia noite.
 
Joel Scala dirige a empresa de comunicação Tendence, que existe desde os anos 80, em São Paulo.
 
 
 
 
Atualizado em setembro/2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)