Joel Scala

    Joel Scala nasceu em São Roque (SP) e faz aniversário em 6 de outubro. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1978, estudou Marketing Político e Comunicação Corporativa na Universidade de Nova York, em 1990.
     
    Trabalha no Jornalismo desde 1986. Atuou como repórter nas rádios Globo (SP) e Capital (SP), além de comandar o programa Perspectiva na USP FM (SP). Na televisão, trabalhou como repórter na Tupi (SP), Bandeirantes (SP) e Capital (DF) e também como chefe de Redação na TV Gazeta (SP).
     
    A partir de 1987, passou a atuar como consultor de Comunicação, trabalhando como assessor de Imprensa no Governo André Franco Montoro (1916-1999). Em seguida, foi assessor da Presidência no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e coordenador de Projetos Especiais do Ministério da Fazenda.
     
    No ano 2000, passou a trabalhar na TV Record (SP) como editor de texto, na equipe do diretor de Jornalismo Luiz Gonzaga Mineiro. Na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP/SP), assumiu a Gerência de Comunicação da entidade, em 2001, e posteriormente a assessoria da Presidência, onde permanece. Na sequência, comandou o programa Falando em Saúde na Alltv online, ao lado da jornalista Fernanda Scala, que permaneceu no ar por dois anos.
     
    É diretor da Associação Cultural e Cientifica das Fundações Colaboradoras da USP (Funasp), onde desenvolve um projeto de plataforma de mídia, que divulga a importância do conceito fundacional. O projeto nasceu com a missão de defender a manutenção das atividades de pesquisas, consultoria e treinamento naquela universidade.
     
    Dirigiu o Jornal das Fundações, de periodicidade trimestral, voltado principalmente para os temas de educação. Impresso na primeira fase, o veículo migrou para a plataforma web, veiculado pela mídia justtv.com, que o substituiu desde 2011. A temática transmitida no programa semanal Falando em Fundações, da rádio Trianon 740 AM, mudou de nome em setembro de 2013 e passou a chamar-se , que vai ao ar às terças-feiras e quintas-feira, às 14 horas, comandado por Joel.
     
    As transmissões, tanto na rádio quanto a online, abordam a importância do Terceiro Setor. Ao colocar no ar as atividades das ONGs e entidades sociais, divulga informações como a iniciativa que criou a Escola Aberta do Terceiro Setor, entidade que atua na formação e qualificação de gestores.
     
    O programa está no ar, além da web – www.observatorio3setor.com.br – na TV a cabo Net – canal 13, NET Cidade, às quartas-feira à meia noite.
     
    Joel Scala dirige a empresa de comunicação Tendence, que existe desde os anos 80, em São Paulo.
     
     
     
     
    Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: