APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Joelmir Tavares

Joelmir Tavares

Repórter Trainee do jornal Folha de São Paulo. Foi repórter do caderno de Cidades do Jornal O Tempo e possui vasta experiência em coberturas para a mídia impressa. Trabalhou no jornal Correio da Cidade, em Conselheiro Lafaiete (MG), e já foi agraciado com dois prêmios de destaque, o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e Corecon- MG de Jornalismo Econômico.

Joelmir Tavares de Rezende nasceu em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, em 06 de fevereiro de 1989. Mudou para a capital mineira onde estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Iniciou suas atividades profissionais antes mesmo de formado, em 2003, como apurador, repórter e revisor do Jornal Correio da Cidade, em Conselheiro Lafaiete. Posteriormente, em 2007, atuou brevemente na Assessoria de Comunicação do Colégio Potência, também na sua cidade natal.

Em agosto de 2008, passou a fazer colaborações para a coluna do Élder Martinho, publicada no jornal O Tempo, em Belo Horizonte.

Na sequência, conseguiu uma vaga de estagiário no caderno Magazine (cultura) do periódico, onde era responsável pela produção de pequenas notas sobre os principais eventos culturais da cidade.

Entre 2010 e 2011, trabalhou na equipe de reportagem das editorias Brasil, Mundo, Brasil e Interessa.

Em julho de 2011, já formado, foi contratado como repórter do caderno de Cidades do jornal, onde passou a cobrir os assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, como infraestrutura urbana, educação, saúde, comportamento, segurança pública, problemas ambientais, trânsito, estradas, dentre outros.

Em 2012, juntamente com o repórter fotográfico Cristiano Trad, venceu a edição do Prêmio de Jornalismo Econômico do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon- MG). O trabalho premiado foi a série de reportagens “Fora da Lei”, que denunciou a exploração de trabalhadores nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. As matérias foram publicadas pelo jornal O Tempo no fim de maio. 

Tavares se dedicou exclusivamente à produção da pauta especial durante dois meses. Ele e Trad passaram duas semanas no Norte do país investigando o problema nas usinas hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. Em Minas, o trabalho se concentrou nos empreendimentos do programa Minhas Casa, Minha Vida. 

A apuração rendeu também o documentário “Belo Monte – Desordem no Progresso”, sobre as polêmicas que envolvem a barragem. O vídeo chegou a ser exibido em um dos espaços da Rio+ 20, Conferência Mundial realizada em junho, no Rio de Janeiro. 

O prêmio do Corecon- MG foi o segundo conquistado pela dupla que, em 2011, foram os ganhadores da categoria especial do 33º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série de reportagens sobre os contrastes no sistema de saneamento básico na região metropolitana de Belo Horizonte, publicada por O Tempo entre 29 de agosto e 2 de setembro. Trabalho de destaque para o jornalista que percorreu cinco cidades ao longo de duas semanas para mostrar as condições precárias de higiene vividas por populações tão próximas à capital mineira. 

A reportagem da série levou a população a se mobilizar e a cobrar soluções para os problemas. Na época, a página do jornal foi anexada a um abaixo-assinado com cerca de cem assinaturas, o que fez com que as autoridades tomassem providências em busca da resolução dos problemas apontados nas reportagens.
 

Tavares foi um dos selecionados para 54ª turma de Repórteres Trainee em Jornalismo diário da Folha de São Paulo (agosto/ 2012), onde está atualmente.

Desde novembro de 2008, mantém o Blog F5, um espaço onde escreve sobre assuntos diversos, faz comentários sobre atualidades, observações da mídia e acompanha os acontecimentos no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete (MG).  

 

Atualizado em 30 de Agosto de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

http://joelmirtavares.blogspot.com.br/

http://www.otempo.com.br/hotsites/foradalei/

http://www.otempo.com.br/videos/player/?v=3609

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)