APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Jorge Antonio Barros

Jorge Antonio Barros

Editor da coluna Ancelmo Gois, atua no blog Repórter de Crime. Foi editor adjunto em O Globo e chefe de reportagem do Jornal do Brasil.

Jorge Antonio Barros da Costa nasceu no Rio de Janeiro no dia 10 de maio de 1962. Se formou jornalista em 1981 pela Sociedade Universitária Augusto Motta (SUAM) no Rio de Janeiro.

Começou a carreira, em 1981, como repórter estagiário do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. Ficou na publicação até 1988. Em seguida entrou em O Dia, como chefe da sucursal do jornal em São Paulo.

De volta ao Rio de Janeiro e ao JB, em 1991, atuou como chefe de reportagem por cinco anos. Passou ainda pela revista Vinde, em niterói.

Em 1992, já havia recebido o Prêmio Castelo Branco, por haver denunciado que o adido militar da embaixada brasileira em Londres teria sido um torturador durante a ditadura militar. Em 2007, foi escolhido pelo AfroReggae como O Melhor Jornalista do Ano e ganhou menção especial do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo pelo conjunto do trabalho.

Ingressou em O Globo em 1998 como editor-adjunto do cadero Rio, cargo que exerceu até abril de2012. 

É editor de mídias sociais da coluna de Ancelmo Gois e mantém o blog Repórter de Crime.

Foi cobrindo temas de criminalidade e segurança pública, do início da carreira até hoje, que venceu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Regional Sudeste: em 1988, com a reportagem  Rocinha Sociedade Anônima – chegou a viver algum tempo na favela para fazer a matéria –, e em 1994, com a matéria Helio Vigio fatura alto com sequestros, uma investigação sobre policiais que estariam lucrando com a chamada indústria da segurança particular.

É integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que criou em agosto de 2005, para discutir, do ponto de vista jornalístico, a falta de segurança do Rio de Janeiro.

 

Atualizado em outubro/2014 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

http://www.abi.org.br/paginaindividual.asp?id=2838

http://meioameios.blogspot.com/2008/09/jornalismo-investigativo-309.html

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)