APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Jorge Araújo

Jorge Araújo

Repórter fotográfico da Folha de S.Paulo desde 1973, cobriu diversos eventos esportivos e políticos, participou de mais de 15 exposições e recebeu prêmios como Esso de Fotografia, Nikon, Wladimir Herzog e outros.

Jorge Araújo nasceu no dia 22 de maio de 1952, em Salvador (BA). Autodidata, começou na fotografia em 1964, período em que o País encontrava-se sob regime militar e repressão política, por isso, diz possuir uma “formação de fotógrafo de guerra”.
 
Tornou-se repórter fotográfico do jornal Folha de S.Paulo em 1973, onde documentou eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol da Argentina 1978, Espanha 1982, México 1986 e França 1998, a Copa América de Futebol do Paraguai 1999 e corridas da Fórmula Indy. Cobriu  também eventos políticos, como viagens presidenciais, campanhas eleitorais, a manifestação das Diretas Já, posse e renúncia de Collor e campanhas presidenciais de Lula e FHC. Fez coberturas políticas, sociais e esportivas na Arábia Saudita, Israel, África do Sul, China, Holanda, Suíça, Checoslováquia, Grécia, França, Canadá, Venezuela, Chile, Bolívia, Itália, Peru, Paraguai, Japão, Nicarágua, Cuba e no Caribe, entre outros.
 
Criou em 1993 a Press Fashion, empresa artesanal e familiar, com os filhos Fernanda Carvalho, sócia, publicitária e estilista, e Filipe Araujo. A agência surgiu com o objetivo de desenvolver vários produtos especiais que possam se adequar ao dia-a-dia de um repórter fotográfico: são bolsas, coletes sempre leves e práticos para facilitar a corrida pelas fotos.
 
Ministrou palestras na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), no Museu de Arte Moderna (MAM/SP) e no Senac/SP. Em Recife (PE), participou da Palestra do Foto Brasil; realizou workshop durante cinco anos nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade; participou do Encontro de Repórteres Fotográficos do Mercosul; possui fotos no livro Verdes Lentes (catálogos das Bienais Internacionais de São Paulo e Curitiba) e em 1984, publicou o livro Uma Ferida Aberta na Selva, pela Brasilense, com texto de Ricardo Kotscho.
 
Em sua trajetória, participou de diversas exposições coletivas: Fotojornalismo Retrata São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (1984); Tradição e Ruptura, na Fundação Bienal de São Paulo (1984); Função: repórter fotográfico, no Centro Cultural São Paulo (1985); Fotojornalismo, na Funarte, São Paulo (1987); Fotojornalistas Brasileiros, no Museu da Imagem e do Som, São Paulo (1990); Bienal Fotojornalismo Brasileiro 1990-1995, na Fundação Bienal de São Paulo (1995); Verde Lente – Fotógrafos brasileiros e a natureza, Museu de Arte Moderna de São Paulo(1997); O Novo Velho Centro, no Conjunto Cultural da Caixa, São Paulo (1999); Casa da Fotografia Fuji: 10 anos na história da fotografia brasileira, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (2000); Foto Retrospectiva 2000, no Museu da Imagem e do Som, São Paulo (2001); SP3D: A cidade em três dimensões, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (2003); Access to land in Brazil, no David Rockefeller Center for Latin America Studies, em Cambridge, nos Estados Unidos (2004); No olho do furacão, no Centro Cultural São Paulo (2005). Realizou duas mostras individuais:  Nau dos nus, Luz Color (1999) e Um minuto sob o olhar de Jorge Araújo, no Restaurante Tanger (2001), ambas em São Paulo .
 
Em setembro de 2013, participou da mostra Brazilian Photojournalists – From Bossa Nova To Global Power, realizada no salão principal da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), e que depois percorrerá outras quatro cidades americanas: Washington, Los Angeles, Seattle e Miami.
 
Recebeu os prêmios da Fundação Roberto Marinho, o Foca de Ouro, o da Bienal do Livro, o da Secretaria de Cultura, o Militão de Azevedo, o Kodak, o Esso de Fotografia 1979, o Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (1983, 1984, 1985 e 1987) e Nikon (1992).
 
 
Atualizado em fevereiro de 2013- Portal dos Jornalistas
Fontes: 
Jornalistas&Cia - Edição 884
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)