Jorge Reti

    Jorge Reti nasceu em Curitiba (PR) em 8 de novembro de 1949. Em 1974, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e em jornalismo na FMU/São Paulo/SP, em 1982.
    Iniciou a carreira jornalística como repórter da revista Dirigente Rural, na cidade de São Paulo, em 1973. Permaneceu na revista até 1975, quando foi para a Gazeta Mercantil, onde atuou como repórter na área de Agronegócio. Permaneceu na GM até 1980.
    Logo em seguida, foi repórter do Correio Agropecuário em São Paulo, de junho de 1980 a dezembro de 1982.
    Por duas vezes seguidas foi assessor de imprensa. De fevereiro de 1983 a agosto de 1984, foi assessor da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Depois, entre setembro de 1984 e outubro de 1987, trabalhou na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília/DF.
    De volta à imprensa, foi correspondente em Brasília das revistas Leite B (que passou a ser Leite Brasil), Correio Agropecuário e revista DBO Rural. Depois foi repórter de Agricultura e Economia do Jornal de Brasília, de janeiro de 1990 a dezembro de 1994.
    Retomou a assessoria de Imprensa na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre janeiro de 1995 e março de 2011. Primeiro em Brasília e depois em São Carlos. Em maio desse mesmo ano, fundou a Dalmacija Dalmazia, empresa de comunicação, em São Carlos, onde reside.
    Foi vencedor do II Prêmio OK de Jornalismo, na categoria Ecologia, em 1991, promovido pela Fundação Comunidade (Brasília). Ganhou duas comendas com a sua atuação no jornalismo de agronegócios: Amigo da Extensão Rural, concedido em 1991, pela Emater/DF- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Agricultura do DF); e de Honra ao Mérito, concedida em 1992, pela Fundação Zoobotânica do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Agricultura do DF.
    Foi membro de várias comissões julgadoras de prêmios: Prêmio Agroceres-Bamerindus de Jornalismo Rural, em 1986 (São Paulo); Prêmio Destaques Abrame-1994 (Brasília); e em 2002, em Brasília, do Prêmio de Jornalismo Rural da CNA ? Confederação Nacional da Agricultura (Brasília). Nas edições 2003 e 2004 do prêmio Tortuga de Jornalismo Rural, em São Paulo, foi membro do júri.
    É conselheiro da Folha do Meio Ambiente desde dezembro de 1991. A partir de 2008 também é conselheiro de programação da TV Educativa de São Carlos (Fundação Educacional de São Carlos/SP) e do Comunitur – Conselho Municipal de Turismo (São Carlos, SP), desde 2004.
    Participou, como palestrante de diversos eventos sobre cooperativismo, comunicação cooperativista e comunicação rural e é coautor, com João Castanho Dias, do livro A Imprensa rural no Brasil, lançado pela editora Barleus em 2011. O livro apresenta mais de mil profissionais que atuam ou já atuaram no segmento, inclusive em suplementos agrícolas, pequenos jornais locais, cooperativas e órgãos de extensão rural. Também foi coautor do livro A história Econômica do Rio Grande do Sul, que tem Carlos Müller como autor principal, lançado pela editora Grande Sul, em Porto Alegre, 1998.
    Última atualização: Fevereiro 2012- Portal dos Jornalistas
    [Fontes: informações fornecidas pelo jornalista; http://www.coletiva.net]