APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

José Antônio Bicalho

José Antônio Bicalho

Coordenador de Economia no Jornal Hoje em Dia com vasta experiência em coberturas para a mídia impressa. Foi repórter nos jornais O Globo, Diário do Comércio, O Tempo, Jornal do Commercio e nas revistas Manchete e Ele & Ela. Em 1992, foi agraciado com o prêmio Fiat Allis de Jornalismo em Excelência Jornalística.

José Antônio Bicalho Leite nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 12 de fevereiro de 1966. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH).

Iniciou a carreira profissional como repórter de Cidades do Diário de Minas. Posteriormente, trabalhou fazendo assessoria de imprensa para parlamentares. 

Em 1989, mudou para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar no jornal O Globo como repórter de cidades.

Entre 1990 e 1992, foi repórter na Bloch Editores, extinto conglomerado de comunicação brasileiro composto por várias emissoras de rádio e TV, além de diversas publicações impressas. Lá escrevia para as revistas Manchete, carro-chefe da empresa, e Ele & Ela. Nessa época, também trabalhou como repórter de Economia no Jornal do Commercio, onde teve a oportunidade de fazer as coberturas da Rio 92 e do movimento estudantil dos caras pintadas, que resultaram no impeachment do ex-presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello.

De volta à capital mineira, em 1993, passou a fazer parte da equipe de repórteres do jornal Diário do Comércio. Foi nesse período que recebeu o prêmio Fiat Allis de Jornalismo em Excelência Jornalística.

Em 1996, se desligou do Diário e passou a trabalhar no jornal O Tempo, onde, durante três anos, ocupou o cargo de Editor de Economia.  Também assumiu brevemente a Edição do caderno Internacional.

Na sequência, foi repórter de Economia na Gazeta Mercantil e fez alguns trabalhos freelances para o Valor Econômico. Nessa época, também trabalhou na Assessoria de Comunicação da ArcelorMittal Acesita.

Em 2006, abriu uma empresa de comunicação chamada Trilha Comunicação, agência especializada em produção de relatórios anuais, relatórios de sustentabilidade e livros de memória empresarial. O empreendimento funcionou durante quatro anos e produziu vários materiais empresariais e governamentais.

Em novembro de 2010, foi convidado a assumir o cargo de Coordenador da editoria de Economia do Jornal Hoje em Dia, função que vem exercendo desde então.

 

 

Atualizado em 21 de março de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)