APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

José Antônio Orlando

José Antônio Orlando

Jornalista e professor universitário, Mestre pela UFMG, com especialização em Semiótica e Literatura. Atuou nas editorias de Cultura e Política dos jornais Tribuna de Minas, Jornal do Brasil, Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia, trabalhando também como colaborador nas revistas Palavra, Ecologia e Desenvolvimento, Ciência Hoje (SBPC), Cadernos do Terceiro Mundo e Revista Ecológico. Autor do Blog Semióticas, eleito o melhor na categoria pelos portais Mixsórdia e Revista Wire. Em 2013, o Blog Semióticas foi premiado como Melhor Blog e Melhor Conteúdo pelo Prêmio Peixe Grande 2013.

José Antônio Orlando é mineiro de Barbacena, graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e dissertação nas áreas de Semiótica, Comunicação e Literatura. Em 2014, desenvolve pesquisa de doutorado sobre História das Mídias e Semiótica, também pela UFMG.

Na área acadêmica, participou de projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa sobre Comunicação, Jornalismo e Literatura na UFMG, atuando como professor universitário desde 1996 em cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Design (Gráfico, Produto, Moda e Interiores), Letras e Pedagogia, nas disciplinas de Semiótica, Comunicação Comparada, Teoria da Comunicação, Teoria da Literatura, Arte-Educação e História da Arte, além de orientação em Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Desde julho de 2011 mantém o blog Semióticas, especializado em análises sobre Artes Visuais, Música, Fotografia, Cinema, Literatura, História, Ciência, Tecnologia, Publicidade, Jornalismo, Design, Arquitetura, Ecologia e Política. Também conta com diversos trabalhos publicados em livro, entre eles os ensaios científicos O Código em Uqbar: Estratégia e Semiótica em Borges e Machado (UFMG, 1996), A Cidade dos Lunáticos (A Cidade Imaginária, Perspectiva, 2003), Memórias do Século 20 (O Eixo e a Roda, FALE, 2002) e Preciosidades do Barroco (Barroco 19, Centro de Pesquisas do Barroco Mineiro, 2005).

 

 

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Informações conferidas pelo jornalista

http://semioticas1.blogspot.com.br

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)