APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

José Arbex Júnior

José Arbex Júnior

Com formação política de esquerda, é autor de vários livros sobre o tema. Editou os jornais O Trabalho e Brasil de Fato. É editor da revista Caros Amigos

José Arbex Júnior nasceu em Marília (SP), em 18 de maio de 1957. Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP), começou a carreira como editor do semanário trotskista O Trabalho, ligado à Organização Socialista Internacionalista (OSI), que atuava no meio estudantil com o nome de Liberdade e Luta (Libelu).

Posteriormente, trabalhou por vários anos no jornal Folha de S.Paulo, sendo responsável inclusive pela editoria. Foi editor-chefe do jornal Brasil de Fato (SP), criado em 2003 durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre. Deixou o periódico em outubro de 2010, por discordar da tendência pró-governo Luís Inácio Lula da Silva.

É editor especial da revista Caros Amigos, uma das mais importantes revistas de esquerda da América Latina. Possui uma coluna sobre Política Internacional.

É autor de vários livros, como O Jornalismo Canalha (Casa Amarela, 2003), O Poder da TV (Scipione, 1995), Nacionalismo: o Desafio à Nova Ordem Pós-Socialista (Scipione, 1993) e O Mundo Pós-Moderno (Scipione, 1996) – este com Cláudio Tognolli –, todos sobre Política.

Possui o Prêmio Jabuti 1987, como Melhor Livro Reportagem, por O século do crime (Boitempo, 1996), também coescrito com Cláudio Tognolli; o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo 1993, pela reportagem Terror no Paraná, além da Medalha Chico Mendes de Direitos Humanos 2003 e de uma Menção Honrosa pela Associação da Parada LGBT de São Paulo 2003, pela luta contra o preconceito homofóbico em jornalismo impresso.


Atualizado em janeiro/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)