APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

José Fucs

José Fucs

Formado em Jornalismo e trabalhou a maior parte da carreira escrevendo sobre Economia, Finanças e Negócios. É repórter especial de O Estado de S.Paulo.

José Fucs nasceu no dia 13 de maio de 1959, em São Paulo (SP). Graduou-se em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PucSP) em 1983. Também, cursou Economia por três anos e História por dois.
 
Começou a carreira em 1983, na chamada Imprensa Alternativa, escrevendo sobre Política. Em 1985 entrou como repórter na Folha de S.Paulo (SP), onde permaneceu até 1987. 
 
Na Gazeta Mercantil (SP), foi repórter de Finanças até 1989, ano em que passou a trabalhar no jornal O Estado de S.Paulo, como repórter de Economia e Negócios.
 
Entre 1990 e 2000, atuou como editor-executivo na revista Exame (SP). Ainda no ano 2000, assumiu o cargo de CEO do site Dinheironet.com, função que ocupou durante oito meses, até ser recontratado pela Editora Abril, onde atuou como diretor da revista Meu Dinheiro (SP), descontinuada em 2002. Passada essa experiência, resolveu se dedicar à própria editora, a Momento, que publicou a revista Kiss (SP), franquia da rádio Kiss FM (SP).
 
Ingressou em 2003 na Editora Globo, onde foi editor-chefe da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e, depois, repórter especial da Época (SP) e editor do Blog do Fucs no site da revista. Deixou a editora em fevereiro de 2016. Passou a colaborar no Grupo Estado, como repórter especial de O Estado de S.Paulo, responsável pela produção da série A reconstrução do Brasil, sobre os grandes desafios do País pós-impeachment. Foi efetivado na função em janeiro de 2017, passando a atuar também em pautas especiais de Economia e Finanças.
 
Foi premiado diversas vezes: com o Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor 2010, o Prêmio BM&FBovespa de Jornalismo 2010, o Prêmio Abril de Jornalismo 1995, na categoria Economia, o Prêmio Bovespa de Jornalismo 1992, o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico 2011 e o Prêmio CNI de Jornalismo 2012, na categoria Revista, com a matéria Estado Ltda.
 
 
Atualizado em janeiro de 2017
 
Fontes:
Jornalistas&Cia Edição 849
Livro Jornalistas Brasileiros: Quem é quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)