APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

José Louzeiro

José Louzeiro

Escritor e roteirista, usa como temas fatos que cobriu como repórter policial. Tem mais de 40 livros publicados e trabalha na Editora Nova Fronteira

José Louzeiro nasceu em setembro de 1932, em São Luiz/MA. Aos 16 anos, foi trabalhar como aprendiz de revisor gráfico no jornal O Imparcial, na capital do Maranhão. Mudou-se para o Rio de Janeiro/RJ, onde fez estágio em O Jornal, dos Diários Associados, e na Revista da Semana. Trabalhou também na revista Manchete e nos jornais  Diário Carioca, Última Hora, Jornal da Manhã e A Luta Democrática..

Em São Paulo, foi repórter da Folha de S.Paulo e secretário de redação do Diário do Grande ABC, em Santo André/SP. Repórter policial durante 20 anos, usou essa vivência para produzir romances-reportagem, gênero no qual é pioneiro no Brasil.

A partir do caso Camanducaia, que cobriu para a Folha de S.Paulo, escreveu Infância dos Mortos, que deu origem ao filme Pixote, a lei do mais fraco, em que ajudou no roteiro. Uma entrevista com um bandido resultou no livro e no filme Lúcio Flávio, o passageiro da agonia. A convivência com Tenório Cavalcanti, com quem trabalhou no jornal A Luta Democrática, no Rio de Janeiro, foi a base do livro O homem da capa preta. Escreveu sobre a angústia da estilista Zuzu Angel, que teve o filho sequestrado e morto pela ditadura: Em carne viva. É biógrafo da cantora Elza Soares. Sobre a sua própria experiência como jornalista escreveu a obra Isto não deu no jornal. É autor também de livros juvenis e telenovelas.

Coordena a publicação de romances policiais na Editora Nova Fronteira, no Rio de Janeiro/RJ.

 

 

Atualizado em Maio/2012 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/definicoes/verbete_imp.cfm?cd_verbete=8889&imp=N

http://www.tirodeletra.com.br/biografia/JoseLouzeiro.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Louzeiro

http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/jose-louzeiro/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)