APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

José Roberto Nassar

José Roberto Nassar

Com a carreira ligada a economia, passou por IstoÉ, Exame e Jornal do Brasil, além de Valor Econômico e Gazeta Mercantil. Dirigiu revistas da Editora Globo, como a Globo Rural, e é editor-chefe de economia Diário do Comércio.

José Roberto Nassar é advogado e jornalista.

Iniciou a carreira na revista Exame, onde foi editor e diretor-adjunto de redação. Logo em seguida, ocupou o cargo de editor de economia do Jornal do Brasil e atuou nas revistas Senhor e Isto É.

Por volta de 1988, foi convidado para dirigir a revista Globo Rural. Mesmo admitindo não ter um conhecimento profundo da área de agronegócio, topou o desafio e conquistou novo impulso de crescimento para a revista. Na época, a edição impressa da Globo tinha como principal concorrente o Guia Rural, da Editora Abril, e a Manchete Rural, da editora Bloch, além de revistas de cooperativas e jornais de entidades de classe.

Além da Globo Rural, dentro da Editora Globo assumiu o cargo de diretor editorial das revistas masculinas da empresa: Pequenas Empresas e Grandes Negócios; Globo Ciência (voltada aos assuntos da ciência e tecnologia); Franchising (ligado aos pequenos empresários); Net-Multicanal (voltada aos assinantes de tevê a cabo, serviço ainda em estágio inicial no Brasil) e 0KM (ligado a Fiat Automóveis S/A).

Mais tarde, em 1998, foi o responsável pelo lançamento de Época, o mais ambicioso projeto editorial da Editora Globo, permanecendo à sua frente no período inicial. Esteve, depois, na Gazeta Mercantil, no posto de editor sênior.

Enquanto trabalhava na revista Bovespa, escreveu o livro Notícias de uma Batalha Parlamentar – Como a Bolsa Conseguiu a Isenção da CPMF, que narra as ações de popularização, os contatos com os sindicatos dos trabalhadores, os operadores de pregão, as peripécias da tramitação no Congresso, os debates nas comissões, o vaivém das votações em plenário nas duas casas do Parlamento para aprovar a isenção da CPMF nos negócios com ações, ocorrida em junho de 2012.

Após passar um período no Valor Econômico, aceitou, em agosto de 2012, o convite do diretor de redação do Diário do Comércio Moisés Rabinovici para ser o novo editor-chefe de economia do jornal, substituindo Estela Cangerana.

Na carreira, foi jurado de diversos prêmios de jornalismo, como o Esso, o ABCR e o Bovespa, entre outros.

 

 

 

Atualizado em setembro de 2012 - Portal dos Jornalistas.

http://www.bb.com.br/portalbb/page251,138,2514,0,0,1,6.bb?

codigoMenu=5253&codigoNoticia=6728&codigoRet=5255&bread=1

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=895

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)